MPMG recomenda que hospital de Juiz de Fora adote medidas para garantir assistência plena em casos de aborto legal

24/05/2025 às 12h57
Hospital Juiz de Fora aborto
Hospital de Juiz de Fora é recomendado a manter apenas médicos sem objeção de consciência no serviço de aborto legal. (Reprodução/Hospital Regional João Penido)

O Ministério Público de Minas Gerais recomendou que o Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, mantenha em seu serviço de aborto legal apenas médicos que não apresentem uma opinião contrária ao procedimento. A recomendação foi expedida nessa quinta (22), por meio Promotoria de Justiça do município, com o objetivo de garantir assistência plena às vítimas de violência sexual.

O hospital decidiu adotar a medida após informar ao MPMG que alguns profissionais se recusaram a realizar o aborto legal, alegando objeção de consciência, com base em orientação do Conselho Federal de Medicina. Essa conduta, segundo o hospital, tem resultado em falta de atendimento às mulheres que procuram a unidade, referência regional do SUS para a realização do procedimento.

De acordo com o Ministério Público, essas pacientes não têm outra alternativa na região, o que pode colocar suas vidas em risco. Além disso, a recomendação destaca que médicos que atuam em um serviço de aborto legal devem estar cientes de que assumiram a responsabilidade de realizar o procedimento nos casos previstos em lei.

Por fim, o promotor de Justiça responsável, argumenta que a assistência à mulher em situação de violência sexual é um dever do Estado e está amparada pela Constituição Federal. Ele também pontua que os profissionais não podem alegar objeção de consciência quando houver:

  • risco de agravamento do quadro da paciente
  • ameaça à sua vida
  • impossibilidade de encaminhá-la a outro serviço de saúde.

Lavínia Fernandes

Estudante de Jornalismo na PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Estudante de Jornalismo na PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ