Nova carteira de identidade: Minas Gerais já emite versão atualizada; veja como fazer

Saiba como solicitar a nova Carteira de Identidade em Minas Gerais (Reprodução/Governo Federal)

Minas Gerais começou a emitir a nova versão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento está cheio de mudanças e já pode ser solicitado pelos mineiros nos postos credenciados. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (3) pela Polícia Civil.

A emissão da CIN começou em todo o estado no último dia 27 de dezembro. A partir de agora, o documento tem modelo único e passa a adotar o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF. Antes o RG ficava na identidade, mas era variável por indivíduo em cada estado.

Além da mudança no layout, há uma mudança no processo de expedição da nova Carteira de Identidade Nacional. Durante a conferência, também é feita a confirmação dos dados junto com a Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O modelo antigo terá validade até 23 de fevereiro de 2032. Apesar do prazo ser extenso, a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da Polícia Civil do estado, a delegada Danielle Aguiar, não recomenda esperar até o último momento.

“A Polícia Civil orienta as pessoas a procurarem os Postos de Identificação nos próximos meses e solicitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional. Não há qualquer custo [a primeira via] e ela possibilita a identificação em todo o território nacional”, explica.

Na versão digital, a pessoa pode incluir dados de outros documentos, como Carteira Nacional de Habilitação, título de eleitor, carteira profissional e certificado militar. Tudo relacionado à conta do Governo Federal.

Como fazer a nova carteira de identidade?

Até o momento, a Polícia Civil emitiu mais de 50 mil unidades. E a expectativa é de que esse número supere os 140 mil rapidamente.

Para realizar a nova emissão, a pessoa precisa comparecer a um posto credenciado (João Lages/BHAZ)

A primeira emissão é gratuita e a delegada Danielle Aguiar explica que a pessoa deve fazer o agendamento pelo aplicativo MG Cidadão ou no Portal-MG. Em seguida, deve comparecer no posto para fazer o documento.

“A nova carteira de identidade será entregue no endereço informado pelo cidadão, via Correios, no prazo de até 15 dias úteis”.

Para quem tem entre zero e 11 anos a validade será de cinco anos. Já as pessoas que tenham entre 12 anos completos e 59 anos, o documento terá validade de dez anos. Acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Se a pessoa perder o CIN ou o prazo expirar, ela deverá arcar com os custos e taxas de emissão. A isenção permanece em situações de furto e roubo mediante apresentação do Boletim de Ocorrência dentro de, no máximo, 60 dias a partir da data do fato.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

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