Com novos espaços liberados, motorista deve evitar paradas desnecessárias na BR-381

BR-381
Condutor pode se expor ao risco de atropelamentos e abalroamentos (BR-381 MG/Divulgação)

Novos espaços para o tráfego de veículos, como novas pontes, viadutos, passagens inferiores e túneis estão liberados para o tráfego de veículos na BR-381. Com isso, a administração da rodovia reforça que os motoristas devem evitar paradas desnecessárias na estrada, principalmente nos espaços confinados ou delimitados, como os viadutos e os túneis.

“Quando um motorista, inadvertidamente, para sobre viadutos e pontes, ele se expõe ao risco de atropelamentos e abalroamentos, já que a plataforma é confinada e o espaço destinado ao acostamento é de uso exclusivo para urgências e emergências”, alerta a administração da BR-381.

É proibido

O artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que é proibido estacionar veículos na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento. Pelo fluxo e pela velocidade nesses locais, um veículo parado se torna um obstáculo para os outros, gerando risco de acidente.

O motorista que fizer isso está passivo de receber multa do tipo gravíssima com remoção do veículo. O mesmo artigo do CTB também mostra que a parada em acostamento, sem motivo de força maior, configura infração leve, com multa e remoção do veículo.

Outra situação citada pelo artigo 181 é o estacionamento de veículos em túneis, pontes e viadutos. Mesmo com as orientações de segurança repassadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ainda há motoristas que praticam essa manobra, proibida pelo CTB.

Essa atitude configura infração de trânsito tipo grave, com geração de multa e remoção do veículo. Já o artigo 182 prevê as consequências aos motoristas que pararem os veículos em pontes, viadutos e túneis, também configurando infração de trânsito, porém de menor intensidade: a infração gera multa e é considerada de tipo média.    

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!