Onda de calor atinge Minas Gerais nesta semana; veja como fica o tempo em BH

Saiba como economizar energia elétrica nos dias de calor intenso (Amanda Dias/BHAZ)

Os últimos dias do verão serão de intenso calor no território brasileiro. Isso porque uma onda de calor deve afetar o país nos próximos dias, causando aumentos nos termômetros de até 10°C acima do normal para essa época do ano. O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Veja como fica o tempo em Belo Horizonte.

De acordo com o Metsul, o aumento das temperaturas ocorre por causa de uma bolha de calor que se instala sobre o Norte da Argentina e o Paraguai.

Em Minas Gerais, o calor aumenta bastante na segunda metade da semana em várias regiões do estado, com diminuição expressiva da chuva em muitas áreas, propiciando a intensificação do calor. Em BH, o período de 15 a 20 de março deve ser especialmente quente com precipitações muito menos frequentes.

Os termômetros devem marcar de 3°C a 5°C acima da média em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Já temperaturas mais de 5°C acima da média serão notadas no Rio Grande do Sul Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

O que é uma Bolha de Calor?

Segundo o MetSul, uma bolha de calor ocorre em áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente. Isso comprime o ar no solo, causando um aquecimento da atmosfera.

A cúpula de calor também pode ser explicada como condições de alta pressão que permanecem por muito tempo em uma mesma área, prendendo o ar quente na região, assim como a tampa em uma panela.

“Evidências de estudos sugerem que a mudança climática está aumentando a frequência de cúpulas de calor intensas, bombeando-as para mais alto na atmosfera, algo não muito diferente de adicionar mais ar quente a um balão de ar já aquecido”, explica o Metsul.

Cuidados no calor

Entre as orientações de especialistas diante de um período de calor extremo, a primeira e mais importante é: beber muita água. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Confira outras dicas:

  • Usar roupas folgadas e leves
  • Proteger-se contra queimaduras solares
  • Ao ar livre, use chapéu de abas largas e óculos de sol
  • Não permanecer em um carro estacionado sob o sol
  • Atenção aos sinais e sintomas da insolação, como estado mental confuso, fala arrastada, delírio, convulsões, alteração na sudorese, náusea, vomito, dores de cabeça, pele avermelhada, respiração rápida e superficial. O pulso atinge frequência cardíaca de corrida.

Estresse ao calor

Além do mau estar físico, especialistas da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) explicam que manter o corpo em 36ºC é o ideal para evitar o chamado estresse térmico.

“O termo estresse ao calor é quando o corpo é exposto a altas temperaturas, que poderiam elevar o organismo até 40ºC, um limiar crítico para o corpo. Quando o organismo atinge esses 40ºC, os órgãos podem começar a disfuncionar ou até parar de funcionar, e levar a pessoa à morte. Por isso, se proteger do calor e investir em Políticas Públicas ambientais é essencial”, explica o médico da família, Enrique Barros.

Segundo o especialista, o estresse por calor pode ser mais grave em pessoas com doenças crônicas, pessoas que tomam remédios que podem afetar a adaptação ao calor extremo, além de idosos e crianças. A médica Mayara Floss reforça que beber bastante água é essencial.

“Os sintomas do estresse por calor podem ser: dor de cabeça, tontura e confusão, perda de apetite e sentir-se ‘fraco’, transpiração excessiva e pele pálida e pegajosa, cãibras nos braços e pernas, aumento da frequência respiratória ou cardíaca, pressão baixa, temperatura corporal de 38°C ou acima, sede intensa”, explica.

Edição: Lucas Negrisoli
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!