Carnaval 2022: Ouro Preto oficializa veto a blocos de rua e proíbe festas privadas

carnaval ouro preto
Decreto prevê proibição de blocos de rua e festas em sítios e repúblicas (Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação)

Na última semana, várias cidades históricas de Minas Gerais decidiram não promover nenhum evento no carnaval de 2022. Um decreto publicado nessa quarta-feira (14) pela prefeitura de Ouro Preto oficializa a decisão e especifica os detalhes da proibição. A cidade histórica, conhecida pelas tradicionais folias, proibiu o carnaval público e privado, tendo fiscalização inclusive em repúblicas.

De acordo com o decreto, “fica proibida a realização de quaisquer eventos, públicos ou privados, em espaços abertos ou fechados, em comemoração ao Carnaval de 2022, tais como bailes de carnaval; blocos e agremiações; carnavais de rua; festas em repúblicas; festas em sítios e eventos privados de qualquer espécie”.

Bares e restaurantes poderão abrir, mas deverão seguir as regras vigentes do programa Minas Consciente. Quem desobedecer a norma estará sujeito a multa e até a detenção, dependendo da gravidade da infração.

A decisão foi tomada considerando a baixa parcela da população que já tomou a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 e a impossibilidade de exigir passaporte de vacina para todos os participantes das festividades. Além disso, o parecer técnico emitido pela Superintendência em Vigilância de Saúde e Corpo Técnico do Município sobre o cenário epidemiológico do Município de Ouro Preto recomendou a Suspensão do Carnaval 2022.

Cidades históricas cancelam o Carnaval

Na última sexta-feira (10), os 30 municípios que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais cancelaram o Carnaval em 2022. Entre as cidades estão Diamantina, Tiradentes e Ouro Preto (veja detalhes aqui).

A expectativa da associação é de que os eventos com “grandes aglomerações” sejam autorizados a partir do segundo semestre do ano que vem. A decisão foi tomada levando em consideração a pandemia de Covid-19, o boletim epistemológico dos municípios e a prevenção de seu agravamento.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!