Padre deseja morte de fiéis que não estão indo à igreja na pandemia

Padre Paróquia São João
Vídeo gerou polêmica nas redes sociais (Reprodução/@GeorgePlural/Twitter + Reprodução/Paróquia São João Batista – Visc. Rio Branco/Facebook)

Atualizado às 12h30 do dia 25/08/2020 para incluir a nota de retratação do padre envolvido.

O padre de uma paróquia de Minas Gerais resolveu dar sua opinião sobre o comportamento de pessoas que ainda estão respeitando o isolamento social. Em um comentário que causou polêmica na web, o religioso chegou a desejar a morte dos fiéis que decidiram não ir à igreja durante a pandemia do novo coronavírus. Para o pároco, a ausência dessas pessoas seria uma demonstração de falta de fé.

O caso aconteceu na missa desse domingo (23), na paróquia de São João Batista, em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata. No vídeo, o pároco chega a desejar que um grupo de fiéis não tenha nem direito à vacina da Covid-19. “Que morra antes da vacina chegar. Porque tem pessoas que não tem problema nenhum, não estão em grupo de risco, mas isso significa que não tem fé”, disse.

Repercussão

O vídeo com o desabafo do padre causou polêmica nas redes e ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter. Muitos criticaram a fala do padre, por repreender justo aqueles que estão respeitando o isolamento na pandemia. “Isso ai é a reprodução exata da atitude dos fariseus que a bíblia tanto condena: usar as leis e mandamentos pra julgar e condenar o próximo, ao invés de olhar para os próprios erros e hipocrisias da igreja”, escreveu um usuário do Twitter.

Paróquia não se pronunciou

O BHAZ tentou contato com a Paróquia São João Batista de Visconde do Rio Branco por meio do número divulgado na página do Facebook da igreja. Foram três chamadas realizadas entre as 9h40 e 10h, sem retorno. A reportagem também solicitou posicionamento por meio do e-mail divulgado na rede social.

Mais tarde, após a publicação da matéria, a Paróquia enviou ao BHAZ e publicou na página do Facebook uma nota de retratação do padre Antônio Firmino Lopes Lana, o pároco envolvido na polêmica. No vídeo, o religioso se desculpa e garante que está lutando pela vida, durante a pandemia. “Tenho certeza que vocês que tem o coração bom hão de conhecer o meu erro e me perdoar por isso”, declarou.

Nota de retratação do Revmo. Padre Antônio Firmino Lopes Lana, pároco.

Publicado por Paróquia São João Batista – Visc. Rio Branco em Terça-feira, 25 de agosto de 2020

Edição: Aline Diniz
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!