PF combate esquema de tráfico de pessoas de Minas para os EUA

Documentos encontrados pela PF
Operação busca identificar grupo criminoso que atua no tráfico de pessoas do Brasil para os EUA (Polícia Federal/Divulgação)

Uma operação contra tráfico internacional de pessoas deflagrada nesta quarta-feira (7) pela Polícia Federal em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, encontrou diversos documentos públicos com sinais indicativos de terem sido falsificados.

A operação “Split” tem como objetivo identificar um grupo criminoso que atua no tráfico de pessoas do Brasil para os Estados Unidos, via México. O grupo também atua na falsificação de documentos públicos, em especial de passaportes.

A investigação teve início a partir da apreensão de dois passaportes falsificados no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, no dia 4 de abril deste ano. Os documentos apreendidos na ocasião eram de pessoas que teriam emigrado de forma ilegal para os Estados Unidos e tentavam voltar para o Brasil. O mandado de busca e apreensão cumprido pela operação hoje teve como alvo o responsável pela possível falsificação.

De acordo com a PF, os documentos encontrados nesta quarta-feira com sinais indicativos de falsidade eram passaportes, CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação), RGs (Carteiras de Identidade), certidões de nascimento, visto americano, entre outros.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!