Pesquisar
Close this search box.

Homem filmado ‘chicoteando’ homem negro em Itaúna é indiciado por tortura e racismo pela Polícia Civil

04/12/2024 às 15h56 - Atualizado em 04/12/2024 às 16h05
Homem filmado 'chicoteando' um homem negro em Itaúna é indiciado por tortura e racismo pela Polícia Civil (Reprodução/redes sociais)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu as investigações sobre o caso de tortura e racismo contra um homem negro, de 45 anos, portador de sofrimento mental, em Itaúna, na região Centro-Oeste do estado. O crime, registrado no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ganhou repercussão nacional após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, em que a vítima aparece sendo chicoteada enquanto é humilhada por dois homens.

De acordo com a PCMG, as investigações começaram imediatamente após a denúncia, em 21 de novembro. A rápida atuação policial resultou na prisão preventiva de um dos envolvidos, um homem de 44 anos, identificado como o autor das agressões. O segundo suspeito, de 32 anos, que gravou o vídeo, também foi identificado e prestou depoimento. Ele responderá inicialmente em liberdade.

Os dois suspeitos foram indiciados pelos crimes de tortura e racismo, cujas penas somadas podem chegar a 15 anos de prisão. O autor das agressões permanece detido no sistema prisional, enquanto a situação do segundo envolvido está em avaliação judicial. As conclusões do inquérito foram enviadas ao Ministério Público de Minas Gerais para que a denúncia seja analisada.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ
[author_socials_links]

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ