Polícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de cargas em Minas

operação pcmg
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e quatro prisões preventivas (PCMG/Divulgação)

Uma organização criminosa responsável por furto, roubo e desvio de cargas em Minas e outros seis estados foi desarticulada nesta quarta-feira (23). Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e quatro prisões em Belo Horizonte, Uberaba e Conquista.

Um homem de 33 anos, morador do bairro Cabana, na região Oeste da capital, foi preso preventivamente. Já em Uberaba e em Conquista, no Triângulo Mineiro, foram cumpridos três mandados de prisão e os policiais também apreenderam equipamentos eletrônicos e documentos utilizados pelos criminosos.

A operação denominada Nêmeses é um trabalho conjunto entre a PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) e a PCESP (Polícia Civil do Estado de São Paulo). Além de mandados cumpridos em Minas Gerais e São Paulo, a operação abrangeu os estados de Goiás, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro e Bahia.

Esquema milionário

Segundo as autoridades, os suspeitos cooptavam motoristas e carregavam produtos de diversas naturezas, especialmente soja e ferragens. Em seguida, a carga era desviada do seu destino e entregue a receptadores. Por fim, os criminosos registravam boletins de ocorrência noticiando falsos roubos e sequestros. O prejuízo gerado pelo grupo criminoso é estimado em cerca de R$ 100 milhões, o que movimentou um total de 200 cargas.

Com Polícia Civil

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!