A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (5/12), dois mandados de busca e apreensão para coibir a extração mineral irregular no município de Papagaios, Região Central de Minas Gerais. As investigações apontaram que a mineração ilegal ocorria há alguns anos. As atividades eram realizadas sem as devidas licenças e títulos minerários, causando impactos ambientais e econômicos significativos.
Um dos mandados foi executado em uma área suspeita de extração irregular, enquanto o outro foi cumprido na unidade operacional da empresa envolvida nas atividades ilícitas. Durante a ação, foram apreendidos documentos, equipamentos e maquinários, que agora serão submetidos à análise para reforçar as investigações e identificar os responsáveis pelas atividades ilegais.
A operação da PF busca não apenas interromper as práticas irregulares, mas também apurar os danos ambientais causados pela mineração não autorizada. Os suspeitos poderão responder por crimes ambientais, de acordo com os desdobramentos das investigações.