As Polícias Civis de Minas Gerais e do Paraná deflagraram, nessa quarta-feira (4), a operação Asmodeus, que apura golpes via aplicativos de relacionamento. Ao todo, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela Justiça em Montes Claros, no Norte de Minas. O nome da ação faz referência ao demônio da luxúria.
A investigação indica um esquema de extorsão e estelionato. Os suspeitos, moradores da cidade mineira, criavam perfis falsos para atrair vítimas, enganá-las e, depois, extorquir valores delas.
Os criminosos se passavam por mulheres, com fotos retiradas da internet e marcavam programas sexuais com as vítimas. Segundo a investigação, após o primeiro contato, as vítimas eram convencidas a fazer pagamentos antecipados por meio de aplicativo de transferência, mas, quando o interessado desistia ou se recusava a pagar, os suspeitos usavam as informações pessoais obtidas nas redes sociais para ameaçá-lo.
O grupo tinha preferência por atrais pessoas casadas, que seriam vítimas da chantagem que ameaçava enviar as conversas a familiares e cônjuges.
Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos, um jovem de 18 anos, confessou o crime aos policiais durante a operação. Sem indicar nomes, ele relatou que várias pessoas, inclusive mulheres, participam do golpe.
Alerta
Autoridades orientam que usuários desses sites de relacionamento tenham cautela. “A Polícia Civil reforça a importância de cuidados ao interagir em ambientes virtuais. Em geral, os golpes de relacionamento on-line vitimam usuários vulneráveis. Proteja seus dados e desconfie sempre”, destaca o delegado Bruno Rezende.
A PCMG empenhou 12 policiais civis da 4ª Delegacia e da Agência de Inteligência Policial em Montes Claros e o emprego de quatro viaturas.