Dois dos criminosos mais procurados de MG são presos em Florianópolis levando ‘vida de luxo’

criminosos
Os dois são condenados por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídio (PMMG/Divulgação)

Dois nomes da lista “Procura-se”, que reúne os criminosos mais procurados de Minas, foram presos em Florianópolis nesta segunda-feira (28). Segundo a Polícia Militar, os dois levavam uma vida de luxo na capital catarinense e se apresentavam como empresários.

Françoar Correia dos Santos, de 33 anos, foi condenado por liderar uma organização de tráfico de drogas na Vila Itaipú e no Aglomerado do Borel, em Belo Horizonte. Ele também é autor de um homicídio.

Marcos Paulo dos Santos Queiroz, de 36 anos, atuava como gerente do tráfico na mesma região e também é condenado por homicídio. Os dois também comandariam um esquema de lavagem de dinheiro, conforme apurado pelas autoridades.

“Em Florianópolis esses suspeitos levavam vida de luxo: casas, mansões, veículos de luxo, além de se apresentarem como empresários na cidade. Todas essas informações levantadas pela diretoria de inteligência com suporte do Ministério Público e da PM catarinense culminou na prisão e no retorno deles para que cumpram a pena a qual foram condenados”, comemorou a major Layla Brunnela de Aguiar Dias, porta-voz da PM de Minas.

‘Procura-se’

A quarta edição do programa “Procura-se”, lançada no fim de abril de 2021, inclui 21 alvos considerados prioritários para o sistema de Segurança Pública de Minas. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias ao 181 Disque Denúncia.

O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado.

Os procurados desta edição foram escolhidos por todas as instituições considerando a prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no Estado e assaltos armados a bancos – prática denominada “Novo Cangaço”.

Dos 21 nomes que aparecem na lista de criminosos mais perigosos do estado, 8 seguem sendo procurados pela corporação. O último havia sido detido em maio deste ano na cidade de Sobradinho, na Bahia.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!