Ponte em Nova Era cede após rio encher com as chuvas intensas e moradores ficam ilhados

ponte-cede-nova-era
Ponte para pedestres em Nova Era cede devido às fortes chuvas que atingem Minas Gerais (Defesa Civil/Divulgação)

Uma ponte pênsil cedeu parcialmente na cidade de Nova Era, região Central de Minas Gerais, na tarde desse domingo (9). O nível do rio Piracicaba, que corta a cidade ao meio, acabou subindo e ultrapassando a “cota de alerta”, por conta das chuvas que atingem o estado. Segundo a prefeitura da cidade, o nível do rio continua elevado nesta segunda-feira (10).

A prefeitura de Nova Era vinha avisando a população, desde a última sexta-feira (7), sobre o risco de alagamento e enchentes na cidade, por conta do volume de chuva que o rio Piracicaba receberia.

Segundo a Defesa Civil de Nova Era informou ao BHAZ, o nível do rio se elevou com a inundação, fazendo com que a correnteza ficasse muito forte. Nisso, a pressão da correnteza e o volume alto da água fizeram com o cabo de sustentação da ponte se rompesse. A ponte era destinada a pedestres.

Ninguém se feriu com queda da ponte

Por conta da elevação do rio e da forte correnteza, a Defesa Civil não consegue se aproximar da ponte utilizando barcos. No entanto, o órgão assegura que ninguém ficou ferido com a queda da ponte. O órgão vai checar a situação da ponte quando o nível do rio abaixar.

No sábado (8), a administração municipal e a Defesa Civil de Nova Era solicitaram que a população, em especial os que moram próximo ao rio, saíssem de suas residências e retirassem seus pertences, pois já havia risco de inundação.

O rio Piracicaba atingiu a cota de inundação por volta das 16h, e a cidade entrou em alerta de enchente. A população ribeirinha foi orientada a procurar um ponto de apoio da Defesa Civil. Até o momento, de acordo com a prefeitura, o nível do rio subiu para 7,94m, ultrapassando a cota de alerta que é de 4,70m.

Moradores estão ilhados

De acordo com a Defesa Civil de Nova Era, “todos os pontos ribeirinhos da cidade estão alagados”, e o órgão ainda não sabe quando a água do rio Piracicaba irá descer. Aproximadamente 200 pessoas estão abrigadas, mas alguns moradores ainda estão ilhados.

“Estamos procurando alguma forma de parceria, entrando em contato com a Defesa Civil estadual, com os bombeiros e deputados, para tentar conseguir barcos a motor ou até helicóptero para conseguir salvar pessoas que estão ilhadas”, explica o órgão municipal.

A administração municipal informou que a Defesa Civil de Nova Era está “continuamente se empenhando para atender e amparar todos os atingidos”. Segundo a prefeitura, muitas famílias estão sendo abrigadas nas escolas do município. Ninguém ficou ferido ou desaparecido.

Prefeitura pede ajuda

Embora a prefeitura esteja dando suporte, o órgão pede a ajuda da população para apoiar aqueles que sofreram com as enchentes. A cidade pede leite, água mineral, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Os pontos oficiais de doação são o Cras Nova Era e a Polícia Militar de Nova Era.

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!