VÍDEO: Cidade mais quente de Minas Gerais tem ‘praia’ para moradores

Moradores se refrescam às margens do Rio São Francisco (Reprodução/Redes sociais)

Achou que Minas Gerais não tem praia? Pois achou errado! A cidade de São Romão, que chamou atenção durante esta semana por causa das altas temperaturas, oferece aos moradores uma “praia” às margens do Rio São Francisco, que atravessa o município. E, nesta semana, com temperaturas acima de 40ºC, a praia ficou lotada.

Nesta segunda-feira (25), São Romão, no Norte de Minas, atingiu a marca de 43ºC. O valor é superior à temperatura registrada no Vale da Morte, na Califórnia, considerado o lugar mais quente do mundo. Por lá, os termômetros marcaram 40ºC.

A cidade também ficou perto de igualar a temperatura registrada no deserto do Saara, localizado no continente africano. Segundo a plataforma de monitoramento Windy, o deserto registrou uma temperatura de 45ºC no momento mais quente do dia, apenas 2 graus acima do observado no município mineiro.

Um vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura da cidade mostra adultos e crianças se refrescando na beira do rio.

Previsão do tempo para São Romão

Nesta quarta-feira, a cidade registrou a máxima de 42°C, com umidade do ar variando entre 20% e 60%. A cidade também está sob alerta severo de onda de calor.

Quinta-feira (28): mínima de 22ºC, máxima de 42ºC; previsão de muitas nuvens com chuva isolada;

Sexta-feira (29): mínima de 23ºC, máxima de 35ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas;

Sábado (30): mínima de 22ºC, máxima de 35ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas;

Domingo (1): mínima de 23ºC, máxima de 38ºC; previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.

Calor em Belo Horizonte

A capital do estado também não fica para trás quando o assunto é temperatura extrema. Nessa segunda-feira (25), BH registrou o dia mais quente da história. Os marcadores chegaram a 38,6ºC, desbancando o valor de 38,4ºC registrado em outubro de 2020.

Ao BHAZ, o meteorologista Claudemir Azevedo explica que calor extremo se deve à uma “forte massa de ar quente e seco que atinge Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais”.

Ainda de acordo com o especialista, apesar da temperatura recorde, a sensação térmica fica na casa dos 36°C. Isso se deve à umidade relativa do ar, que atinge a marca dos 13%. “Como a umidade está baixa, nós experienciamos um desconforto térmico menor”, afirma.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!