Covid-19: Prefeito de cidade mineira é denunciado por furar fila da vacinação

Julio Fontoura
Prefeito e esposa antes dos profissionais de saúde da linha de frente (Reprodução/@juliofontourajr/Instagram)

O prefeito de Ipanema, no Vale do Rio Doce, foi denunciado pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) por furar a fila da vacinação contra a Covid-19. A denúncia contra Julio Fontoura (PL) é de crime de responsabilidade, já que ele e a esposa foram vacinados, respectivamente, em 19 de janeiro e 1º de fevereiro, antes dos profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento à doença.

A apuração do MPMG começou após denúncia anônima e a vacinação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ipanema. A pena prevista para o crime de apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio é de dois a 12 anos de reclusão.

O BHAZ entrou em contato com a Prefeitura de Ipanema por telefone, mas não obteve retorno. Caso a administração municipal se manifeste, esta reportagem será atualizada.

Fora das regras

“Ele e a mulher são dentistas, mas as edições do Plano Nacional de Imunização e dos Informes Técnicos da Campanha contra a Covid, em vigor na época em que eles foram vacinados, instituiu uma ordem de imunização dos trabalhadores de saúde, com prioridade para os que estavam envolvidos no atendimento aos casos supeitos e confirmados da doença”, detalha o MP.

De acordo com a denúncia, quando o episódio de “fura-fila” foi divulgado, Julio Fontoura decidiu vacinar os demais dentistas e auxiliares da cidade. A determinação desrespeitava, novamente, a orientação técnica de prioridade. A denúncia foi oficializada por meio da Procuradoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais.

Bens bloqueados

A Justiça já havia bloqueado os bens de Julio Fontoura e da esposa após pedido do MPMG, em abril deste ano. O prefeito teve R$ 76.413,70 em bens bloqueados e a mulher teve R$ 10.536,10, conforme decisão do juiz Felipe Ceolin Lirio, da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Ipanema.

À época, a esposa de Fontoura disse à Inter TV que a denúncia era “equivocada” e “coisas de adversários políticos” do marido. Ela ressaltou que é formada em odontologia e que é concursada há 19 anos no sistema de saúde de Ipanema. Ainda segundo ela, todos os profissionais da saúde haviam sido vacinados na cidade, inclusive os dentistas.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!