Contagem determina ponto facultativo até sexta e Juiz de Fora decreta situação de emergência

Reprodução/Prefeitura de Contagem

Os municípios de Minas Gerais seguem se movimentando para tentar minimizar os impactos da greve dos caminhoneiros na população. Na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte decretou ponto facultativo ao longo da semana, retornando as atividades somente na próxima segunda (4).

Contagem

Logo após, quem comunicou a mesma Decisão foi a prefeitura de Contagem, por conta da dificuldade de deslocamento de alunos e servidores.

Assim como a capital, a cidade da Região Metropolitana está com ponto facultativo decretado até a próxima segunda-feira. Desta forma, não haverá aulas nas escolas da rede municipal da cidade.  A prefeitura informou que o dia letivo será reposto.

Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) decretou situação de emergência no Município. O decreto foi apresentado pelo prefeito Antônio Almas, após reunião do comitê de gerenciamento de crise.

O documento será publicado em edição extraordinária do Atos do Governo e leva em consideração o desabastecimento de bens, produtos e gêneros de primeira necessidade na cidade devido ao impacto e gravidade dos efeitos decorrentes da paralisação nacional dos caminhoneiros.

Entre as medidas, o decreto prevê a prioridade para o abastecimento da frota de veículos públicos, ambulâncias, transporte público escolar, viaturas policiais e bombeiros e aquela destinada ao transporte público, coletivo e táxi.

Pelo texto, o poder público também fica autorizado a adotar todas as medidas administrativas para o retorno à normalidade, como a contratação emergencial de fornecimento de bens e de prestação de serviços essenciais.

Além disso, o decreto define que, enquanto estiver vigente o estado de emergência, ficará assegurada a distribuição de até 20 litros por veículo ao dia e uma unidade de gás de cozinha por unidade residencial, para garantir que o maior número possível de consumidores tenha acesso aos combustíveis.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!