Prefeitura de Brumadinho fechará academias, bares, salões e restaurantes

câmara-municipal-brumadinho
Comércio e casas lotéricas terão novo horário de funcionamento (Reprodução/Google Street View)

A Prefeitura de Brumadinho, na região metropolitana de BH, suspendeu o alvará de funcionamento de academias, bares, restaurantes, lanchonetes e salões de beleza. O comércio varejista e as casas lotéricas ganharão um novo horário de atendimento ao público. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (4). As mudanças deverão entrar em vigor nesta quinta-feira (7).

Segundo o prefeito de Brumadinho, a medida servirá para evitar aglomerações e impedir o aumento de casos de Covid-19, que vêm disparando significativamente em Minas. Além disso, a gestão justificou a medida com a alta ocupação de leitos de hospitais no município. Ademais, o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho apontou a necessidade de práticas para a contenção do vírus.

Sendo assim, a prefeitura de Brumadinho decretou que os alvarás de funcionamento de academias, centros de ginástica, bares, restaurantes e lanchonetes ficarão suspensos. A data de suspensão desses estabelecimentos vai do próximo dia 7 de janeiro até o dia 17 do mesmo mês.

Para os salões de beleza, clínicas de estética e barbearias, a suspensão do funcionamento irá do dia 7 ao dia 12 de janeiro. Já o comércio varejista e as casas lotéricas poderão continuar funcionando, entretanto, com horário reduzido. Com isso, tais estabelecimentos poderão abrir das 13h até às 19h, e a medida também valerá do dia 7 de janeiro até o dia 12.

Ressalvas

Os restaurantes, bares e lanchonetes poderão continuar funcionando exclusivamente por serviços de entrega. O comércio de bebidas alcóolicas será permitido somente por delivery. Serviços essenciais continuarão com funcionamento normal. Dentre eles estão supermercados, farmácias, mercearias, padarias, postos de combustível, laboratórios etc.

Tais locais que permanecerão funcionando normalmente devem atender às normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Deve-se fornecer álcool 70%, aferir a temperatura na entrada e não permitir o acesso sem o uso de máscara. Também deverá ser respeitado o distanciamento de 1,50m por cliente, e a lotação de no máximo 4 pessoas por metro quadrado.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!