Prefeitura de Ipatinga libera shows e eventos de médio porte na cidade

lounges-shows-e-eventos-ipatinga
Shows e eventos deverão ser realizados conforme lounge indicado pela prefeitura (Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)

A Prefeitura de Ipatinga passou a permitir, a partir dessa segunda-feira (7), a realização de shows e eventos de médio e grande porte na cidade, que fica localizada na região do Rio Doce, Minas Gerais. A permissão é um acréscimo ao decreto do prefeito, que inclui salões de festas infantis, casamentos, recepções e eventos em geral como atividades de natureza econômica e de prestação de serviços.

A liberação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Ipatinga. Para a realização de shows e eventos congêneres, a administração municipal elencou uma série de protocolos de medidas de proteção e restrições sanitárias.

Em relação à capacidade, entrada e distanciamento social, os locais poderão ocupar 20% de sua capacidade, sendo o limite de 1.000 pessoas, caso o espaço seja muito grande. Os organizadores deverão impedir a entrada de pessoas sem máscara, e os participantes devem usar os modelos N95 ou PFF2. No gerenciamento da entrada, o distanciamento de 1,5m deve ser respeitado entre as pessoas.

Espaço organizado em lounges

Quanto ao ambiente e à higienização, o local deve fornecer dispensadores de álcool 70% em lugares visíveis e de fácil acesso, e a área destinada ao evento deve ser aberta com ventilação natural. As áreas comuns e superfícies deverão ser desinfetadas até 2h antes do evento e sempre que necessário, e o espaço deverá ser organizado em lounges, conforme exemplificado pela própria prefeitura:

Exemplo de disposição do espaço (Reprodução/Prefeitura de Ipatinga)
Lounges para realização de eventos em Ipatinga (Reprodução/Prefeitura de Ipatinga)

Sobre os lounges, a capacidade de cada um não poderá exceder o número de 10 pessoas, sendo todas do mesmo núcleo familiar ou de convívio. O local terá que instalar um banheiro químico a cada 20 pessoas, e todos os funcionários envolvidos no evento deverão utilizar máscaras N95 ou PFF2, realizando a troca a cada 5 horas.

UTIs com 82% de ocupação

Até o momento, Ipatinga vacinou 53.624 pessoas com a primeira dose de algum imunizante da Covid-19, e 26.022 pessoas com a segunda dose. A cidade possui, ao todo, 265.409 habitantes. Dos 55 leitos de UTI Covid na rede pública de saúde do município, 45 estão ocupados, o que representa 82% da taxa de preenchimento de tais alas hospitalares.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!