‘Colheita maldita’: Polícia prende 16 membros de grupo especializado em roubo de fazendas em Minas

Operação "colheita maldita" da PCMG
As prisões aconteceram nesta quarta, na região do Alto Paranaíba (PCMG/Divulgação)

Dezesseis presos e 22 mandados de busca e apreensão cumpridos. Esse foi o resultado de uma operação da Polícia Civil, apelidada de “Colheita Maldita”, que desarticulou uma quadrilha especializada em furtos e roubos de fazendas. As prisões aconteceram nesta quarta-feira (28), na região do Alto Paranaíba.

As investigações começaram em fevereiro, depois que uma fazenda localizada no município de Ibiá, no Triângulo Mineiro, foi alvo dos criminosos. A partir de então, os policiais colheram indícios de que a organização atuava em várias outras cidades mineiras.

Desde o início do ano, foram roubados e furtados aproximadamente 20 maquinários e diversos materiais agrícolas, dezenas de ferramentas elétricas e pneumáticas usadas no campo, além de um caminhão e quantidade expressiva de agrotóxicos. Segundo apurado, a estimativa é que a quadrilha tenha causado prejuízo de cerca de R$ 2 milhões aos produtores rurais.

Na madrugada de hoje, quatro suspeitos foram presos em Ibiá, três em Uberaba, seis em Sacramento, um em Perdizes e dois em Patrocínio. Durante as buscas, foram apreendidos vários celulares e objetos que serão usados nas investigações.

Os suspeitos podem responder por diversos crimes, como roubo triplamente majorado, receptação e organização criminosa. Se condenados, podem pegar pena de mais de 20 anos de prisão. As investigações continuam no intuito de prender outros suspeitos, bem como identificar demais integrantes da organização, prendê-los e também recuperar a maior parte de bens possível.

Com PCMG

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!