Com a paralisação nas operações da Itapemirim Transportes Aéreos, muitos passageiros foram lesados após a suspensão dos voos. Diante do imprevisto, que ocorreu em pleno final de ano, o Procon-MG (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) soltou um comunicado para orientar os próximos passos.
Nos casos em que o passageiro não foi reembolsado ou reacomodado em um novo voo, o órgão recomenda o cadastro para solução de conflitos acerca do consumo. O registro pode ser feito na plataforma do governo, na página do consumidor. Na sequência, é esperado que a empresa se manifeste e apresente uma alternativa para a suspensão dos voos da Itapemirim.
Confira as orientações:
- Registre todos os contatos ou tentativas de contato com a empresa, anotando a forma (telefone, e-mail, chat, etc.), nomes de atendentes, datas e horários, e tratativas feitas;
- Caso tenha contratado viagens, hotelaria ou eventos turísticos, guarde todo material referente à contratação. Se não possuir, solicite à agência de viagem, ao hotel ou à empresa de eventos turísticos cópia/comprovação do contrato;
- Se, em virtude da ausência de assistência da empresa Ita Transportes Aéreos, teve gastos, como alimentação extra e hospedagem, solicite e guarde os comprovantes, como notas ou cupons fiscais, ou contratos.
De acordo com o órgão de defesa ao consumidor, “os danos experimentados pelos consumidores são distintos, devendo, em eventual ação judicial, haver a comprovação dos prejuízos sofridos”, comunicou. Dessa forma, as medidas são necessárias, apesar das providências adotadas pelos Procons, pela Secretaria Nacional do Consumidor (do Ministério da Justiça) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Itapemirim suspende voos no fim de ano
A empresa ITA Transportes Aéreos, do grupo Itapemirim, suspendeu todos os seus voos na semana passada (17). Os passageiros precisaram se adequar ao imprevisto e voltaram para casa em viagens de ônibus realizadas pelo mesmo grupo, por meio da Viação Itapemirim.
A ITA informou que 45.887 passageiros adquiriram passagens para viajar até dezembro deste ano. No entanto, o número de pessoas que concordaram em retornar à cidade natal nos ônibus fornecidos não foi informado. A companhia aérea se pronunciou e prometeu reembolsar todas as passagens no período de 30 dias.
Após “deixar na mão” milhares de passageiros às vésperas do Natal, a Itapemirim deve ser multada pelo Procon de São Paulo. O presidente da companhia aérea, Sidnei Silva, disse que não teme ser preso e afirma ter sido “vítima de um complô”. Ainda, disparou que “suspenso não é cancelado” e revelou que pretende retomar as decolagens no dia 17 de fevereiro.