Procon-MG orienta passageiros lesados pela suspensão dos voos da Itapemirim

Procon de MG orienta passageiros lesados pela suspensão dos voos da Itapemirim
Companhia aérea afetou planos de passageiros às vésperas do Natal (Divulgação/Itapemirim)

Com a paralisação nas operações da Itapemirim Transportes Aéreos, muitos passageiros foram lesados após a suspensão dos voos. Diante do imprevisto, que ocorreu em pleno final de ano, o Procon-MG (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) soltou um comunicado para orientar os próximos passos.

Nos casos em que o passageiro não foi reembolsado ou reacomodado em um novo voo, o órgão recomenda o cadastro para solução de conflitos acerca do consumo. O registro pode ser feito na plataforma do governo, na página do consumidor. Na sequência, é esperado que a empresa se manifeste e apresente uma alternativa para a suspensão dos voos da Itapemirim.

Confira as orientações:

  • Registre todos os contatos ou tentativas de contato com a empresa, anotando a forma (telefone, e-mail, chat, etc.), nomes de atendentes, datas e horários, e tratativas feitas;  
  • Caso tenha contratado viagens, hotelaria ou eventos turísticos, guarde todo material referente à contratação. Se não possuir, solicite à agência de viagem, ao hotel ou à empresa de eventos turísticos cópia/comprovação do contrato;  
  • Se, em virtude da ausência de assistência da empresa Ita Transportes Aéreos, teve gastos, como alimentação extra e hospedagem, solicite e guarde os comprovantes, como notas ou cupons fiscais, ou contratos.  

De acordo com o órgão de defesa ao consumidor, “os danos experimentados pelos consumidores são distintos, devendo, em eventual ação judicial, haver a comprovação dos prejuízos sofridos”, comunicou. Dessa forma, as medidas são necessárias, apesar das providências adotadas pelos Procons, pela Secretaria Nacional do Consumidor (do Ministério da Justiça) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Itapemirim suspende voos no fim de ano

A empresa ITA Transportes Aéreos, do grupo Itapemirim, suspendeu todos os seus voos na semana passada (17). Os passageiros precisaram se adequar ao imprevisto e voltaram para casa em viagens de ônibus realizadas pelo mesmo grupo, por meio da Viação Itapemirim.

A ITA informou que 45.887 passageiros adquiriram passagens para viajar até dezembro deste ano. No entanto, o número de pessoas que concordaram em retornar à cidade natal nos ônibus fornecidos não foi informado. A companhia aérea se pronunciou e prometeu reembolsar todas as passagens no período de 30 dias.

Após “deixar na mão” milhares de passageiros às vésperas do Natal, a Itapemirim deve ser multada pelo Procon de São Paulo. O presidente da companhia aérea, Sidnei Silva, disse que não teme ser preso e afirma ter sido “vítima de um complô”. Ainda, disparou que “suspenso não é cancelado” e revelou que pretende retomar as decolagens no dia 17 de fevereiro.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!