Professores mineiros receberão salário com reajuste a partir de agosto, diz governo

reajuste salário professores
O governador Romeu Zema (Novo) sancionou, nesta sexta-feira (7), o reajuste salarial de 12,84% para 389.360 servidores da Educação Básica (Gil Leonardi/Agência Minas)

O governador Romeu Zema (Novo) sancionou, nesta sexta-feira (7), o reajuste salarial de 12,84% para 389.360 servidores da Educação Básica. A recomposição salarial será aplicada na folha de pagamento do mês de julho e começará a ser paga agosto.

Segundo o Governo de Minas, a recomposição também será paga retroativamente a 1º de janeiro deste ano, com esses valores depositados nos meses de setembro, outubro e novembro.

O projeto de reajuste salarial dos professores foi aprovado em 2º turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na quinta-feira (6). Protocolado em maio deste ano, o projeto garante que o salário inicial dos professores da Educação Básica será de R$ 2.652,29 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais.

“Há quatro anos e meio, assumimos um Estado que precisava de muitos investimentos nesta área. Com responsabilidade, compromisso com os gastos públicos, colocamos Minas novamente nos trilhos e, assim, criamos alguma estabilidade para voltar a avançar”, declarou o governador. 

Incentivos

Em junho deste ano, a evolução na carreira foi viabilizada para 15,2 mil profissionais, sendo 12.975 concessões de progressão e 2.225 de promoção. Assim, houve aumentos de 2,5% e 10%, respectivamente, na remuneração destes servidores.

Como forma de estimular e garantir a realização de cursos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado para a categoria, o Estado também estendeu as inscrições para a segunda edição do Trilhas de Futuro Educadores, com mais de 6 mil vagas.

A iniciativa contempla todos os servidores da SEE/MG (Secretaria Estadual de Educação de Minas), efetivos ou contratados, lotados nas unidades escolares, no Órgão Central, nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e nas instituições vinculadas. Para esta ação de formação continuada, o Estado investiu aproximadamente R$ 86 milhões.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!