Precisando sorrir? ‘Hahaha’ tem consultas DE GRAÇA com especialistas em diversão

palhaço em vídeochamada consulta médica instituto hahaha
Com jaleco branco e nariz vermelho, palhaços fingem que são médicos, e pacientes fingem que acreditam (Instituto Hahaha/Divulgação)

No Dia Mundial da Saúde, um projeto belo-horizontino abre ao público um “consultório” online, com o objetivo de promover mais saúde por meio do riso para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico, que estão na linha de frente do atendimento durante a pandemia. Os atendimentos virtuais estão à disposição do público semanalmente, inclusive hoje (7), até às 17h (veja detalhes abaixo).

As pessoas que se cadastrarem para a “consulta” ganham um atendimento com um palhaço, vestido de médico, que distrai o paciente do outro lado da tela. A ideia do Instituto Hahaha, idealista do projeto, é ressignificar situações e levar um olhar mais amplo da saúde para hospitais, unidades de acolhimento e instituições de longa permanência para idosos, além de quem está em casa vivenciando o distanciamento social.

Conexão

Diante dos limites impostos pela Covid-19, desde 2020, as ações da organização, que antes eram realizadas presencialmente, assumiram formatos virtuais por meio de teleconsultas, Plantão Hahaha e vídeos semanais no canal do Youtube (veja aqui).

Desta maneira, as ferramentas digitais se tornaram aliadas na conexão do riso com o outro. “Ressaltamos o nosso compromisso de minimizar os efeitos do distanciamento social e encontrar sempre modos de estar perto sem ser fisicamente, de provocar um sorriso, de se conectar, de valorizar o encontro, o olhar e a escuta. E é muito bom ver que mesmo à distância, as pessoas continuam rindo com a gente”, enfatiza a co-fundadora do Instituto Hahaha, Gyuliana Duarte.

Entre os espaços atendidos em 2021 estão: Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Santa Casa BH, Hospital da Baleia, Hospital João Paulo II – Rede Fhemig, Hospital João 23- Rede Fhemig – BH, Hospital Márcio Cunha (FSFX), em Ipatinga, Hospital Paulo de Tarso, Instituto Geriátrico Afonso Pena – IGAP, Casa dos Pequenos (Associação Irmão Sol), Casa do Caminho (Associação Caminhos para Jesus), Lar Irmã Veneranda. 

Sobre a organização

O Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC), que promove a arte da palhaçaria profissional em espaços de saúde e ambientes vulneráveis. Criado em 2012 em Belo Horizonte, já alcançou diretamente mais de 826.236 mil pessoas desde sua fundação. 

O trabalho realizado durante todo o ano é gratuito. As ações são executadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Fundo Municipal do Idoso, com o patrocínio de uma série de empresas e com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Como consultar?

Os atendimentos virtuais estão à disposição do público semanalmente no Plantão Hahaha. No Dia Mundial da Saúde, nesta quarta-feira (7), tem palhaço de plantão até às 17h. Para participar, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (31) 97350-0011 e agendar o encontro. Confira uma das consultas:

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!