Queijos de Minas brilham em concurso na França e recebem medalha rara

queijos de minas medalhas
Produtores de queijo em MG brilharam em concurso na França (Reprodução/@queijoscruzilia + Reprodução/@queijodoserjao/Instagram)

Se você é um aprecidor ou apreciadora de queijos vai, com certeza, curtir a novidade. Minas Gerais conquistou quatro de cinco medalhas Super Ouro, as mais raras e cobiçadas, no concurso internacional “Mondial du Fromage et des Produits Laitiers”, ou “Mundial de Queijos e Produtos do leite”, realizado na França.

O concurso ocorreu entre os dias 12 e 14 de setembro. De um total de 57 medalhas, Minas conquistou 40. Com o saldo, o Brasil figura na segunda colocação entre os produtores concorrentes, ficando atrás apenas da França. Ao todo, participaram 46 países e o número máximo de medalhas concedidas foi de 331.

“As 40 medalhas conquistadas por Minas Gerais no Mondial du Fromage deste ano revelam a força e o vigor da cozinha mineira, o cuidado e a excelência de nossos produtos artesanais e reafirmam a razão de Minas ser reconhecida, principalmente, por sua cozinha tradicional, citada por 30% das pessoas que visitam o estado”, comenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. 

A importância da cozinha mineira, do turismo de experiência e do turismo rural para a retomada das atividades do setor em Minas Gerais é outro ponto destacado pelo secretário. 

“Trabalhar a singularidade da cozinha mineira e estimular o turismo rural é promover a diversificação da oferta turística, um dos pilares do programa Reviva Turismo, contribuindo para a inclusão de novos atores na cadeia produtiva do turismo, ampliando o fluxo de turistas para o estado e fortalecendo a atividade neste momento de recuperação do setor”, ressalta Oliveira.

Veja lista de queijos vencedores da Super Ouro

Queijo Minas Artesanal Quilombo na Cachaça

– Ivacy Pires Dos Santos (Sabinópolis, região do Serro, Serra da Canastra);

(Reprodução/@queijoquilombodoivacy/Instagram)

Canastra Reserva do Ivair

– Ivair José De Oliveira (São Roque de Minas, Serra da Canastra);

(Reprodução/Queijo do Ivair/Facebook)

Queijo Santo Casamenteiro

– Laticínios Cruzília (Cruzília, Sul de MG)

Queijo Canastra Serjão Maturado 100 Dias

– Sergio De Paula Alves (Piumhi).

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!