Moradores de uma área de luxo de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, voltaram a viver momentos de tensão entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (04) devido às queimadas em matas da região.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Segundo os relatos e imagens que circulam em vídeos nas redes sociais e enviados ao BHAZ, as chamas altas se aproximaram de condomínios. Apreensivos, alguns moradores tentaram conter as chamas e retiraram veículos das garagens por medo de que o incêndio se alastrasse ainda mais.
O Corpo de Bombeiros atuou, principalmente, no bairro Piemont, próximo ao Condomínio Inovatto. Três guarnições se mobilizaram para controlar as chamas em diferentes pontos. O fogo, segundo os agentes, ameaçou a portaria e a central de gás dos prédios, além de casas de madeira na entrada do Bairro Jardim da Torre e das estruturas de rede elétrica.
Agentes ainda atuam em ocorrências na região, mas, segundo os militares, no momento, não risco aos imóveis.
Leitores do BHAZ enviaram vídeos à reportagem que mostram a força das labaredas. As chamas puderam ser vistas de longe. A situação preocupou moradores. Assista às imagens abaixo:
Segundo o Corpo de Bombeiros, entre janeiro e setembro de 2024, Minas Gerais teve um total de 20.233 incêndios em vegetação. Já em todo o ano de 2023, foram 17.135 ocorrências. Os registros deste ano também ficam acima dos números de 2022, quando foram confirmados 19.350 queimadas em todo o estado.