Responsáveis por clínica de reabilitação são presos por tortura e tratamento degradante contra pacientes

Polícia Civil de Minas Gerais
Polícia Civil cumpriu mandado de prisão de quatro responsáveis pela clínica (Amanda Dias/BHAZ)

Quatro pessoas foram presas em flagrante em uma clínica de recuperação para dependentes químicos na cidade de Patrocínio, região do Alto Paranaíba. Ex-pacientes e familiares denunciaram agressões físicas, torturas e tratamento degradante dentro do espaço de reabilitação. A Polícia Civil cumpriu o mandado de busca e apreensão na clínica nessa quarta-feira (28).

Além das agressões, torturas e tratamento degradante para quem estava em recuperação da dependência química, os ex-pacientes e seus familiares denunciaram a existência de pacientes trancados em um cômodo conhecido como “capelinha”. Os quatro presos pela Polícia Civil são os responsáveis pela clínica.

Durante as buscas que a polícia realizou no local, eles confirmaram a existência da capelinha, onde vários pacientes disseram que estavam trancados há mais de 20 dias e que não podiam sair de lá. Outros internos relataram que a alimentação e os itens de higiene pessoal que recebiam eram insuficientes.

Por conta disso, os próprios pacientes tinham que adquirir esses produtos, que eram vendidos a eles por preços acima dos valores do comércio local. A Polícia Civil também identificou crimes ambientais na clínica de recuperação. Por fim, a corporação encaminhou os quatro responsáveis para a delegacia, onde foram autuados em flagrante.

Com Polícia Civil

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!