Com 646 quilates, segundo maior diamante do Brasil é descoberto em Minas Gerais

07/06/2025 às 13h06
Pedra foi achada em Coromandel, no Alto Paranaíba (ANM/Divulgação)

Um diamante bruto de 646,78 quilates foi descoberto em Coromandel, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, no mês passado. Avaliada em cerca de R$ 16 milhões, a pedra é considerada a segunda maior já encontrada em território brasileiro, de acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Com 129,35 gramas, o diamante só fica atrás da pedra ‘Getúlio Vargas’, de 727 quilates — isto é, 145,4 gramas — descoberta em 1938, também em Coromandel, na lista dos maiores encontrados no Brasil.

De coloração marrom, o ‘brilhante’ foi extraído das margens do Rio Douradinho, em uma área com Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) ativa, o que permite a extração mineral em pequena escala. Em nota, a ANM descreveu o objeto como uma “verdadeira joia que valoriza o município e destaca ainda mais as riquezas naturais de Minas Gerais”.

A descoberta garante um repasse de cerca de R$ 320 mil do Governo Federal a Coramandel. O valor é calculado com base na alíquota de 2% estabelecida pelo tributo de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Jornalista pela UFMG. Repórter no BHAZ desde 2023. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ