Sistema de drenagem de barragem transborda e interdita trecho da BR-040 em Nova Lima

barragem nova lima
Rodovia foi interditada para limpeza (Reprodução/Redes Sociais)

Parte do sistema de drenagem da barragem da Mina Pau Branco da Vallourec transbordou em Nova Lima, na Grande BH, neste sábado (8). Trecho da BR-040 foi interditada para fins de limpeza. Devido ao alto volume de chuvas, um dique de contenção não suportou acabou transbordando. A água com sedimentos tomou parte da rodovia. Segundo os bombeiros, há apenas uma vítima não fatal e não há necessidade de evacuação da região.

Inicialmente, circularam informações de que a barragem teria se rompido. No entanto, o Corpo de Bombeiros confirmou que a falha foi somente no sistema de drenagem. “Não houve e nem há rompimento de barragem”, declarou o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara.

“Uma estrutura de contenção de água de chuvas, um dique, ocorreu um transbordamento. A região foi afetada por uma forte chuva e, em decorrência da quantidade de água, acabou atingindo a BR-040”, detalhou o militar.

Ainda segundo os bombeiros, não há nenhum tipo de dano estrutural na barragem e nenhuma comunidade da região está ameaçada. “Toda a estrutura do Corpo de Bombeiros já foi deslocada para a região, mas não situação de risco iminente no local”, garantiu o tenente.

A BR-040, no entanto, ainda está interditada para limpeza. “Nós recomendamos aos motorista que evitem que evitem a região da 040, porque ela permanece fechada. Então, o trânsito vai ficar bem prejudicado nas próximas horas”, orientou.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!