Frio atípico: Temperatura em Minas Gerais deve cair 10 graus na semana que vem

Frio
Em BH, temperaturas podem cair em 10 ºC entre segunda e terça (Amanda Dias/BHAZ)

O clima no início de novembro será diferente do usual em quatro das cinco regiões do país: Minas Gerais e outros estados devem passar por uma queda brusca de temperatura na próxima semana, fenômeno raro para a época do ano. A passagem de uma frente fria seguida de massa de ar polar causará a derrubada das temperaturas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em Belo Horizonte, as temperaturas podem cair em até 10ºC entre a próxima segunda-feira (31) e a terça-feira, primeiro dia de novembro.

“Nesta época do ano, não é comum que uma massa de ar frio consiga avançar para a faixa central e norte do país com alta intensidade. A partir da semana que vem, essa massa vai conseguir varrer praticamente todo o país. A temperatura deve cair até no Sul do Amazonas, que é uma situação mais comum nos meses de inverno”, explica a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet.

A situação é tão atípica que o Sul de Minas pode até ter geada, além de poder nevar na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, fenômenos que não são normais nesta época do ano.

Início do frio

De acordo com a meteorologista, a temperatura deve começar a cair no país a partir da noite de sábado (29). No decorrer de segunda-feira, a massa de ar frio começará a atingir outros estados do país.

Em Minas Gerais, a temperatura deve começar a cair no fim de semana, por causa de possíveis chuvas. No Sul do estado, elas devem cair em 8ºC entre segunda e terça.

Em Belo Horizonte, a previsão do tempo do Inmet vai até domingo (30), quando a mínima deve ser de 18 ºC, e a máxima, 28 ºC. A partir de segunda, a temperatura máxima já deve cair, e a mínima começa a cair na terça-feira.

Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Amazonas e Rio de Janeiro também vão registrar baixas temperaturas no início de novembro.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!