Tempestade causa alagamentos e destruição em cidades de Minas Gerais

chuva itaúna
Itaúna foi uma das cidades que mais registrou tempestade em Minas Gerais (Redes Sociais)

O último dia de outubro (31) foi marcado por muita chuva em várias regiões do estado. Tempestades causaram alagamentos e destruição em muitas cidades de Minas Gerais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até está quarta-feira (1), mais de 600 municípios estavam em alerta para temporais que poderiam estar acompanhados de granizo.

A cidade de Itaúna, na região Central do estado, foi uma das que mais registrou um grande volume de chuva. Leitores do portal BHAZ enviaram vídeos do momento em que a tempestade caía.

Nas imagens é possível ver diversas ruas alagadas. Em algumas situações, carros ficavam completamente cobertos por água, e os comércios também quase ficaram submersos em meio a tanta chuva.

Depois, os moradores gravaram como as ruas ficaram após a tempestade que gerou alagamento e deixou um rastro de destruição na região central de Minas Gerais.

O prefeito de Itaúna, Neider Moreira, classificou o que aconteceu na última terça-feira (31) como “chuva descomunal”. Ele informou também que ainda não há informações de vítimas fatais, mas que houve muito prejuízo material.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, duas pessoas foram desalojadas, mas buscaram abrigos temporários em casas de familiares. Não há informações de moradores desabrigados.

Sete Lagoas, também na região central de Minas, foi outro município que sofreu com alagamentos após temporal. De acordo com o prefeito, Duílio de Castro, em pouco mais de uma hora a cidade registrou cerca de 80 mm de chuva e rajadas de ventos que atingiram 70 km/h.

Em BH, regiões estão em alerta para risco geológico; veja as regiões

A Defesa Civil de BH emitiu um alerta de risco geológico forte que pode durar até a próxima sexta-feira (3). De acordo com o órgão, o comunicado foi emitido por causa das fortes chuvas que atingem a capital mineira durante esta semana.

As regiões que mais podem sofrer com essas situação são as regiões de Venda Nova, Noroeste e Oeste. Por isso, agentes da Defesa Civil Municipal alertam que as pessoas fiquem atentas ao grau de saturação do solo, sinais construtivos, além de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Edição: Roberth Costa
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!