Temporal provoca destruição em cidades mineiras e tornado assusta

chuva forte sul e minas destruicao tornado
Tempestade causou destruição nas cidades (Reprodução/Whatsapp)

Uma tempestade severa atingiu cidades do Sul de Minas no início da tarde desta terça-feira (17). Casas ficaram destelhadas e árvores caídas, além do registro de alagamentos e intensa chuva de granizo. As cidades mais atingidas foram Alfenas, Machado, Paraguaçu e Santa Rita de Caldas. Na última, moradores filmaram um “tornado” se formando no céu.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis é possível que o fenômeno tenha se formado na região por conta do encontro de massas de ar frio e quente. “Existem duas frente atuando na região, uma massa de calor que se desloca da Amazônia para o oceano e outra de frio vinda do sul. Quando essas forças se encontram, formam nuvens de até 500 quilômetros de altura. E na base dessas nuvens é possível a formação desses tornados”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, chuvas intensas estão previstas para a região Sul e Oeste de Minas por conta desse encontro de massas. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a região já havia sido alertada para a possibilidade de vendaval com raios, granizo e chuva intensa. Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar do estrago, a corporação não foi acionada para nenhuma ocorrência, até o momento.

Destruição

Moradores das cidades fizeram vídeos mostrando o estrago provocado pela chuva em estabelecimentos e casas da região. De acordo com uma funcionária do Supermercado Pinheiros, em Alfenas, o bairro Pinheirinho foi uma das áreas mais afetadas pela chuva na cidade.

“Uma cliente do supermercado contou que alguns telhados de casas da cidade foram levados pela força da chuva, e um posto de gasolina foi totalmente arrancado do chão. Apesar de não ter visto o estrago, recebi vários vídeos mostrando a tempestade”, conta a funcionária, que preferiu não ser identificada.

chuva forte em alfenas
Chuva forte causou destruição (Reprodução/Whatsapp)

As imagens que mostram a destruição que a chuva causou na região também repercutiram na cidade de Santa Rita de Caldas. Uma funcionária do Supermercado Bela Vista explicou que o estrago causado pela tempestade foi mais perceptível na zona rural do município. Segundo ela, os vídeos que mostram casas destruídas também repercutiram entre os moradores da cidade.

BH tem alerta

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para a possibilidade de chuvas de 20 a 30 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h na capital. O alerta é válido até às 8h de quarta-feira (18).

Veja as recomendações do órgão:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Roberth Costa
Rafael D'Oliveirarafael.doliveira@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduanda em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Comentários