A Justiça converteu, em preventiva, a prisão em flagrante dos dois homens suspeitos do tiroteio que matou uma jovem e feriu 16 pessoas durante o Carnaval de Rio Pomba, na Zona da Mata mineira. Os presos são João Pedro Braz da Cruz de Oliveira Castro, de 24 anos, e Jalie Fernando Araujo Faria, de 26.
Conforme a decisão da juíza Luciana de Oliveira Torres, Jalie Fernando estava em liberdade condicional e já havia descumprido condições impostas pela Justiça. Com ele, foi apreendida uma pistola Glock 9mm, modelo G17, com dois carregadores, sendo um deles com trinta munições intactas e outro com dez munições intactas.
Já João Pedro Braz da Cruz de Oliveira Castro foi encontrado, após os crimes, caminhando na rodovia MGC-265. Inicialmente, ele forneceu nome falso ao ser abordado, mas foi identificado pelos policiais.
Segundo a magistrada que recebeu o Auto de Prisão em Flagrante, “a prisão preventiva se justifica para a garantia da ordem pública, haja vista a extrema gravidade da conduta atribuída aos flagranteados, consistente na execução de múltiplos disparos em via pública, ceifando a vida de uma vítima e ferindo outras dezesseis pessoas”.
Ainda, na decisão, a juíza afirma que “o ‘modus operandi’ evidencia não apenas um homicídio isolado, mas um verdadeiro atentado contra a coletividade, em local de grande aglomeração, durante festividades carnavalescas, colocando em risco um número indefinido de pessoas”.
A decisão ainda destaca que o uso de arma de fogo de alto poder destrutivo, com capacidade de disparos em rajada, reforça o elevado grau de periculosidade dos suspeitos, “que demonstraram total desprezo pela vida humana e absoluta insensibilidade às consequências de seus atos”.
Briga e tiroteio em bloco de Carnaval
O tiroteio foi na noite de segunda-feira (3), na Praça Doutor Último de Carvalho, durante o Carnaval de Rio Pomba. De acordo com o registro policial, dois homens brigaram durante a festa. Um deles atirou contra o rival, que revidou, atirando em várias direções.
Luciane dos Santos Marques, de 25 anos, foi atingida e morreu após ser levada a um hospital da cidade. Inicialmente, foram confirmados 14 feridos, mas, segundo o Auto de Prisão em Flagrante, 16 pessoas se feriram.
Vídeos mostram o cenário de caos no local durante o tiroteio. Veja:
Confusão em Carnaval de Rio Pomba, em MG, termina com uma morte e, ao menos, 14 feridos #carnaval2025
— BHAZ (@portal_bhaz) March 4, 2025
📹@tylertherey pic.twitter.com/SCLoyOuDVF