O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atualizou nesta terça-feira, o número de vítimas das ocorrências registradas na Zona da Mata. Em Juiz de Fora, o total de mortos subiu para 21, com 37 pessoas desaparecidas. Já em Ubá, são 7 óbitos confirmados e 3 desaparecidos.
Também houve atualização no efetivo mobilizado para os trabalhos de busca e resgate. Ao todo, 141 militares estão empenhados na operação, sendo 113 em Juiz de Fora e 28 em Ubá.
Chuvas na Zona da Mata
O forte temporal que atingiu cidades da Zona da Mata mineira soterrou casas, arrastou carros, provocou alagamentos e deixou um rastro de destruição. Em Ubá, um prédio chegou a desabar na região central do município. Segundo relatos enviados ao BHAZ, a situação é considerada caótica, com pedidos de botes para resgate de pessoas ilhadas e informações sobre desaparecidos.
Um dos casos registrados ocorreu em Juiz de Fora, onde uma mãe foi resgatada na manhã desta terça-feira (24) após um deslizamento atingir o bairro Paineiras. O salvamento aconteceu em meio às enchentes que atingem a cidade desde a noite de segunda-feira (23). No imóvel, estavam cinco pessoas: três adultos e duas crianças.
Outro caso foi registrado em Ubá, onde um asilo de idosos foi invadido por uma enxurrada durante a chuva histórica que atinge a região. Segundo as autoridades, trata-se do Lar João Freitas, localizado na área central da cidade. Imagens mostram idosos sendo amparados sobre as camas em meio à água que invadiu o local.
A Prefeitura de Juiz de Fora informou que este é o fevereiro mais chuvoso da história do município, com volume acumulado de 584 milímetros, mais que o dobro do esperado para o mês. Diante dos danos provocados pelas chuvas intensas, o Executivo decretou estado de calamidade pública e suspendeu as aulas nas creches e escolas municipais.








