O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) classificou como “irrisórias” as mudanças nos locais de votação para o segundo turno das eleições, marcado para domingo (25), e rebateu especulações de que as alterações teriam sido feitas para beneficiar ou prejudicar candidatos. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (22), representantes da Corte afirmaram que as mudanças ocorreram por motivos técnicos e estruturais, sem relação com as candidaturas.
Ao todo, 15 locais de votação em 14 municípios mineiros tiveram alterações, o equivalente a 0,09% do total de seções eleitorais do estado, segundo o tribunal. Em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, nenhuma seção foi alterada.
“Isso reforça o argumento que nós temos trazido de que foi algo totalmente irrisório e cujo tratamento pela Justiça Eleitoral é corriqueiro”, afirmou Rodolfo Pacheco, diretor-geral do TRE-MG, durante a coletiva. O diretor-geral também ressaltou que as mudanças não têm capacidade de comprometer o resultado das eleições.
Número de mudanças caiu em relação a 2022
O TRE-MG apresentou um comparativo com eleições anteriores para contextualizar a quantidade de alterações. Em 2018, foram 45 locais de votação modificados em Minas Gerais. Em 2022, o número chegou a 155. Neste segundo turno de 2026, são 15 locais, cerca de 90% a menos que no pleito anterior.
De acordo com a Justiça Eleitoral, as mudanças são motivadas por situações que afetam as condições de funcionamento dos prédios, como danos provocados por chuvas em telhados de escolas e furtos de cabos de energia que deixaram locais sem iluminação.
O tribunal afirmou que o objetivo é garantir segurança e conforto aos eleitores e criticou a disseminação de interpretações políticas sobre as alterações.
“Uma barreira muito importante que nós temos que romper é exatamente a desinformação ao eleitor. Isso foi levado para esse viés, como se estivesse prejudicando ou favorecendo candidato A ou B”, declarou a Pacheco. Segundo o TRE-MG, a prioridade é assegurar condições adequadas para a votação.
Como consultar o local de votação
Para informar os eleitores afetados, o TRE-MG utiliza notificações por WhatsApp, por meio do sistema ELO, além de avisos no aplicativo e-Título e no site oficial do tribunal. Faixas também são instaladas nos endereços antigos e nos novos locais de votação.
Em municípios do interior, a comunicação inclui carros de som e anúncios em rádios comunitárias. A orientação é que os eleitores consultem previamente o endereço da seção eleitoral para evitar deslocamentos desnecessários no domingo. Veja a tabela:
| Município | Local antigo | Local novo |
|---|---|---|
| Arinos | Posto de Saúde | Escola Estadual Major Saint Clair Fernandes Valadares |
| Capitão Andrade | Secretaria de Educação Municipal | Centro Municipal de Educação Infantil José Antônio de Oliveira |
| Carmo da Mata | Diamante Clube | Escola Municipal Silviano Brandão |
| Chapada Gaúcha | Escola Estadual Moacir Cândido | Escola Municipal Santo Agostinho |
| Inhapim | Escola Municipal Elias Januário | Unidade Básica de Saúde dos Januários |
| Januária (Cabeceirinha) | Associação de Cabeceirinha | Escola Municipal de Cabeceirinha |
| Januária (Remansinho) | Escola Estadual de Remansinho | Escola Municipal de Remansinho |
| João Pinheiro | Unidade Básica de Saúde | Salão da Associação Comunitária |
| Manhuaçu | Escola Municipal de Bom Jesus | Creche Municipal de Bom Jesus de Realeza |
| Mariana | Escola Municipal Celina Célia Gomes | UBS Águas Claras |
| Nova Era | Escola Estadual da Vila Santa Rosa | Escola Municipal Antônio Andrade |
| Paracatu | Escola Estadual Olindina Loureiro | Escola Municipal Joaquim Adjuto Botelho |
| Rio Piracicaba | Sede do Congado | Escola Estadual Antonino Ferreira Mendes |
| Ubá | E.E. Dep. Carlos Peixoto Filho (Polivalente) | E. Senador Levindo Coelho (seções 109, 110, 316, 329, 330, 479 e 402) |
| Ubá | E.E. Dep. Carlos Peixoto Filho (Polivalente) | Colégio Objetivo (seções 105, 106, 107 e 108) |
| Unaí | Fazenda Saco Grande | Escola Municipal Eva Maria Vieira |
Eleitores devem conferir os locais de votação
O TRE-MG sempre recomenda às eleitoras e eleitores que confiram com antecedência o local de votação. Assim, podem planejar com tranquilidade o deslocamento até onde vão votar.
A consulta ao local de votação pode ser feita nos seguintes canais:
- WhatsApp da Bel – (31) 3307-1148;
- app e-Título;
- Autoatendimento Eleitoral;
- Disque-Eleitor – 148 e (31) 2116-3600.
Até domingo (25), o Disque-Eleitor está atendendo das 7h às 19h.








