Um tremor de magnitude 2,5 atingiu Betim, na Grande BH, na noite dessa terça-feira (22). O abalo, sentido em vários bairros por volta das 22h05, foi registrado pela Rede Sismográfica Brasileira e teve análise confirmada Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
A Defesa Civil da cidade confirmou que moradores relataram o episódio, mas nenhuma equipe precisou ser acionada, pois não houve notícias de feridos ou de prejuízos materiais causados pelo abalo.
Nas redes sociais, dezenas de relatos expressam o susto de quem estava na cidade no momento do tremor. A maioria das pessoas narra ter ouvido um forte estrondo, seguido de uma sensação de vibração.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, “pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, destaca o sistema de monitoramento em publicação.
Esse é o segundo tremor em Betim no intervalo de um mês. Precisamente em 22 de março deste ano, outro abalo da mesma magnitude – 2,5 – foi sentido na cidade.
Na ocasião, a gestão municipal afirmou que está, desde o ano passado, em tratativas com a Defesa Civil estadual para a instalação de um sismógrafo na cidade.
Escala Richter e impactos
A escala Richter é uma escala que mede a intensidade de um terremoto em graus. Ela foi criada em 1935 por Charles Richter e Beno Gutenber. A Michigan Technological University, nos Estados Unidos, indica que a magnitude de um terremoto mede desde tremores mínimos, que podem até mesmo ser em números negativos, e não tem um limite máximo.
Segundo a universidade americana, os efeitos variam, geralmente, da seguinte forma:
- Até 2.5: geralmente não é sentido, mas é registrado por sismógrafos;
- De 2.5 até 5.4: são geralmente sentidos e causam pequenos danos;
- De 5.5 até 6.0: causam pequenos danos em estruturas;
- De 6.1 até 6.9: pode causar muitos danos em áreas povoadas;
- De 7.0 até 7.9: causa sérios danos;
- A partir de 8.0: pode destruir totalmente as comunidades próximas ao epicentro.