TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Três vezes maior que Inhotim: veja imagens do novo museu de Bernardo Paz em Brumadinho

12/08/2026 às 19h00
Bernardo Paz (Reprodução/Divulgação)

Três vezes maior que Inhotim, o novo museu do colecionador de arte e filantropo Bernardo Paz promete reunir arte contemporânea, natureza e ações voltadas à comunidade em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto foi apresentado nessa segunda-feira (10).

Segundo o CEO do empreendimento, Roney Alves, já foram concluídas as galerias Anna Maria Maiolino e Pedro Moraleida. O projeto estrutural da galeria dedicada a Sonia Gomes está em fase final e deve entrar em execução conforme o cronograma. O complexo também prevê esculturas de grande porte e ambientes artísticos dedicados a Frida Orupabo, Mario Garcia Torres, Torkwase Dyson e Giuseppe Penone.

A pré-inauguração dos primeiros pavilhões e instalações está prevista para setembro de 2027. O complexo será implantado em fases e deverá contar com mais de 20 galerias e pavilhões, além de esculturas e instalações artísticas ao ar livre integradas à paisagem natural.

O paisagismo foi concebido pelo próprio Bernardo Paz, inspirado na amizade e na colaboração que manteve com o paisagista Roberto Burle Marx. O museu será instalado em uma região de morros e vales, próxima à Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim (RPPN Inhotim) e à Área de Proteção Ambiental Paz (APA Paz).

Na entrada do complexo, está prevista a construção de um centro comunitário com biblioteca e ateliês de arte voltados aos moradores de Brumadinho. Futuramente, o projeto deverá ganhar ainda um pavilhão dedicado à música e à dança.

Confira imagens

Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação

Isadora Vianna

Estudante de jornalismo pela PUC Minas e estagiária do BHAZ desde fevereiro de 2026. Atuou na redação da Record Minas e na comunicação interna do Grupo Valence

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ