Ubérrima: Cidade mineira é primeira do Brasil a criar moeda local

ubérrima
A cidade mineira de Resplendor, no Vale do Rio Doce, criou uma moeda própria para estimular a economia local (Jarbas Franco/Divulgação)

A cidade mineira de Resplendor, no Vale do Rio Doce, criou uma moeda própria para estimular a economia local. A Ubérrima, como foi apelidada, começou a circular nessa segunda-feira (16). O município é o primeiro do Brasil a adotar a medida.

“A Ubérrima representa um passo importante em direção à construção de uma economia mais forte e sustentável. Nosso objetivo é reter riqueza no município e aumentar a oferta de recursos financeiros circulando na economia local, visando preservar, proteger e promover os pequenos negócios, os postos de trabalho, o nível de renda e a capacidade de consumo”, disse a prefeitura de Resplendor.

A moeda foi criada por meio de uma lei municipal sancionada em dezembro de 2022. A Ubérrima funciona como uma moeda complementar à nacional e é fiscalizada pelo Conselho Monetário Municipal, Fundo Monetário Municipal e Controladoria Geral do Município.

As moedas públicas ou sociais, como a Ubérrima, são criadas por lei municipal e emitidas pela própria prefeitura. Para que possam circular dentro da legalidade, elas devem seguir algumas regras definidas pelo Banco Central: o valor deve ser corresponde ao real; comerciantes podem trocá-la por reais, quando desejar; a circulação deve ser restrita a um determinado território; a riqueza gerada deve ser reinvestida no território sem acumulação privada.

Quem usar a moeda local terá benefícios

Segundo a prefeitura, quase 70 mil cédulas foram impressas para os primeiros seis meses de circulação, totalizando R$ 300 mil ou Ub$ 300 mil (Ubérrimas). De acordo com o município, os cidadãos que utilizarem a moeda terão acesso a preços diferenciados, participação em promoções, oportunidades de receber prêmios.

“Para cada unidade de Ubérrima emitida, a prefeitura guarda o valor correspondente em Real nesse fundo, assegurando a paridade com a moeda nacional”, informou Wender Barbosa, presidente do Conselho, durante o lançamento da moeda.

Já os comerciantes e empresários poderão incentivar o uso da Ubérrima com a implementação de programas de Cash Back para recompensar compras frequentes, oferecer precificação diferenciada e incentivar os funcionários a receberem em Ubérrima, tendo em vista que terá descontos no município.

O que significa ‘Ubérrima’?

A população de Resplendor votou em um concurso para a escolha do nome da moeda. “Ubérrima” significa muito abundante, fértil e foi retirado do hino do município, que diz “Resplendor, terra ubérrima e querida, onde a vida se passa docemente. Trazes no peito ainda bem gravadas as pegadas do indígena valente!”.

Foram dezenas de sugestões e uma comissão foi criada para escolher cinco nomes, que foram colocados em votação popular. O resultado foi divulgado em abril de 2023 e mais de 40% dos votos optaram pelo nome Ubérrima.

As imagens das cédulas vão estampar o Rio Doce e a Igreja Matriz Sant’Ana, símbolos do município de Resplendor. A nota de Ub$ 1 terá também a Pedra Resplendor. A de Ub$ 2, o Parque Estadual Sete Salões. A cédula de Ub$ 5 terá a imagem da Ponte Iluminada sobre o Rio Doce. A de Ub$ 10 faz referência à tradicional festa de carro de boi. E as notas de Ub$ 20 mostram o Sagui-da-Serra.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!