Interessados em estudar na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) poderão se inscrever no vestibular 2025 a partir desta quarta-feira (27). Mais de 4.800 vagas serão oferecidas em cursos presenciais de graduação tecnológicas, de bacharelado e de licenciatura, nas categorias de ampla concorrência, reserva de vagas e inclusão regional.
As provas de conhecimentos gerais, exigidas para todos os cursos, estão marcadas para ocorrer em 12 de janeiro de 2025, com aplicação em 19 municípios de Minas Gerais.
Para os candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, será necessária uma etapa adicional, que consiste em provas de habilidades específicas. A etapa está marcada para os dias 22 e 23 de fevereiro.
Mais informações sobre o cronograma, distribuição de vagas e documentos exigidos estão disponíveis no edital, que pode ser acessado por meio da página eletrônica do processo seletivo. Demais dúvidas podem ser encaminhadas para o telefone 0800 299 3232 ou pelo e-mail [email protected].
O início das aulas está previsto para 17 de março de 2025.
Reserva de vagas e inclusão regional
Os candidatos ao vestibular da Uemg poderão concorrer às categorias de Reserva de Vagas, Inclusão Regional ou Ampla Concorrência.
A ‘Reserva de Vagas’ é feita por meio do sistema Procan, que garante a inscrição de pessoas com deficiência, além de candidatos egressos de escola pública que comprovem carência financeira. Negros, indígenas, quilombolas, ciganos e egressos de escola pública que não se enquadram na ‘Inclusão Regional’ podem se inscrever nessa categoria.
A categoria ‘Inclusão Regional’ disponibiliza vagas para os residentes de Minas Gerais que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas das redes de ensino federal, estadual ou municipal.
Os candidatos não habilitados nesta etapa poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição e ainda concorrer a uma vaga pela categoria de ampla concorrência.