UFMG é 4º lugar no ranking de universidades empreendedoras; ensino e pesquisa são destaque

ufmg
Além de ensino e pesquisa, UFMG também é destaque em extensão e acessibilidade (Amanda Dias/BHAZ)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) recebeu posição de destaque no RUE (Ranking de Universidades Empreendedoras). A instituição ocupa a quarta posição entre as dez universidades presentes na tabela. A lista foi liberada pela Confederação Brasileira de Empresas Juiniores – Brasil Júnior, na quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

As categorias em que a UFMG recebeu reconhecimento foram nos campos de ensino, extensão, pesquisa e acessibilidade desenvolvidas durante a pandemia. Mais de 26 mil estudantes avaliaram 6123 instituições brasileiras segundo capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização.

Contexto de pandemia

Essa, que foi a 4ª edição do RUE, considerou o desempenho das universidades durante a pandemia de Covid-19, que fez com que mais de 600 mil alunos desistissem ou trancassem os estudos do ensino superior.

Durante o período pandêmico, o Brasil registrou mais de 14,8 milhões de desempregados. Ademais, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país teve a maior queda do PIB (Produto Interno Bruto) dos últimos 24 anos.

Ao todo, mais de 21 milhões de pessoas foram infectadas pelo coronavírus no Brasil, e cerca de 600 mil pessoas faleceram pela Covid-19. Considerando esse contexto, o ranking classificou “as universidades como berço de inovações científicas e tecnológicas, principalmente quando se trata de evolução do acesso a direitos básico do cidadão, como a saúde”.

Estudantes empreendedores

A participação dos estudantes empreendedores também ganhou destaque, com a criação de mais de 200 novas empresas juniores e a geração de 35 mil soluções para ajudar a sociedade. Isso gerou um faturamento de R$ 49 milhões, 10% a mais do que no ano de 2019.

Para Viviane dos Santos, Diretora de Avaliação Institucional, o resultado mostra que “a UFMG está entre as cinco instituições brasileiras de ensino superior que mais proporcionam um ecossistema favorável ao empreendedorismo, que mais colaboram para o desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras”.

De acordo com a diretora, que representou a UFMG na solenidade, a instituição se manteve em destaque nas iniciativas reconhecidas pelo ranking. “Essa é mais uma das formas de demonstrarmos o papel essencial que a universidade desempenha, desenvolvendo importantes ações em seus vários campos de atuação, de maneira inovadora, exemplar e inclusiva”, apontou.

UFMG é destaque em 4 práticas

O RUE lançou um edital para avaliar os projetos desenvolvidos nas universidades, dentre os quais a UFMG teve quatro práticas reconhecidas entre os 175 cases inscritos. São elas: Apoio aos discentes com deficiência visual, metodologia de ensino, destaque na pesquisa e boas práticas de extensão.

Com UFMG

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!