Vale fará simulado de emergência em barragens de três cidades da Grande BH

simulado barragens vale
Barragens em Nova Lima serão alguns dos alvos da iniciativa (Reprodução/Vale Informar)

A mineradora Vale fará, nesta quarta-feira (29), um simulado prático de emergência em barragens de Nova Lima, Itabirito e Rio Acima, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento ocorre em conjunto com as Defesas Civis dos municípios e tem caráter preventivo, segundo a empresa.

A ação nas barragens de Peneirinha, Vargem Grande, Cianita I e Capitão do Mato e dos Diques B, II e III deve envolver empregados próprios, terceirizados e moradores da região. Desse modo, cerca de 800 pessoas participarão: primeiro, haverá uma mensagem de que se trata de um simulado; em seguida, o toque real de sirenes. O simulado está previsto para começar às 10h.

Com o barulho das sirenes, os participantes deverão seguir as rotas de fuga e ir até os pontos de encontro, em área segura. Já os empregados que estiverem nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) e moradores nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) do Condomínio Solar da Lagoa deverão fugir para o ponto de encontro mais próximo.

Por fim, os demais moradores do Condomíno Solar da Lagoa, Miguelão e bairros Estoril I e II poderão seguir com suas atividades normalmente.

Condição de segurança das barragens

Segundo a mineradora Vale, a medida é uma continuidade de ações que integram o plano de ação de emergência das estruturas, conforme a lei. Assim, não houve alteração nas condições de segurança das barragens.

A medida ocorre quatroa anos após a Barragem do Córrego do Feijão, da Vale, romper no dia 25 de janeiro de 2019. Foram 270 mortos, sendo que duas pessoas estavam grávidas. Três seguem desaparecidas, são elas: Nathália de Oliveira Porto de Araújo e Tiago Tadeu da Silva, ambos funcionários da Vale, e Maria de Lourdes da Costa Bueno, uma turista estava próxima da região no momento da tragédia.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!