VÍDEO: Vereador de Divinópolis se exalta e desmaia após ser acusado de defender ‘ideologia de gênero’

diego espino
O parlamentar foi encaminhado a um posto de saúde do município e já está bem (Reprodução/ Câmara de Divinópolis)

O vereador de Divinópolis, Diego Espino (PSL), protagonizou uma cena bastante preocupante durante reunião ordinária realizada na tarde de hoje (28), na Câmara Municipal da cidade. Enquanto desmentia boatos de que ele estaria implantando a “ideologia de gênero” no município, visivelmente exaltado, o parlamentar desmaiou e precisou ser socorrido.

“Cambada de vagabundo, sem vergonha! Esse aqui, ‘ó’, é Diego Espino! Vocês vão ter que me segurar. Aqui é Diego Espino! Esse é o projeto”, bradou o parlamentar, bastante nervoso, antes de cambalear e cai pra trás.

Ao BHAZ, o chefe de gabinete e assessor do vereador, Cleo Júnior, explicou que Diego Espino sofreu uma alta na pressão arterial, motivo pelo qual acabou desmaiando. Na queda, ele ainda teria batido a cabeça no mastro de uma das bandeiras que estavam atrás dele.

Ainda de acordo com o assessor, o parlamentar foi encaminhado a um posto de saúde do município e já foi medicado. Veja o vídeo:

Acusação de ‘ideologia de gênero’

A reação exacerbada do vereador começou como um protesto a uma notícia falsa divulgada sobre ele. O boato dizia que Espino teria protocolado na Câmara um projeto “para implantar ideologia de gênero em Divinópolis”.

Na realidade, ele havia apresentado uma proposta para que pessoas transsexuais e travestis tenham seus nomes sociais respeitados no município, além de vedar o uso de expressões pejorativas e discriminatórias para referir-se a essa público.

“A matéria visa autorizar travestis, transexuais e transgêneros, a requererem o uso de seu nome social, em documentos, formulários, identidade funcional e crachás […], como forma do reconhecimento da igualdade de direitos”, justifica o vereador no texto (leia aqui).

“A matéria visa ainda sobre o direito da pessoa ser chamada pela alcunha que lhe servir melhor, bem como evitar constrangimentos, brincadeiras e bullying, trazendo o respeito e a dignidade que a pessoa merece”, completa.

A ideia teria sido tirada de contexto por outros parlamentares conservadores, provocando a disseminação da fake news. De acordo com a assessoria do vereador Diego Espino, ele mesmo é contra a educação sexual nas escolas, a “sexualização das crianças” e a linguagem neutra, mas defende que todos tenham sua dignidade garantida e seus direitos respeitados.

‘Solução é o respeito’

Antes de passar mal, Diego Espino proferiu um longo discurso em que defende o respeito pelas pessoas serem chamadas pelo nome que quiserem. Durante sua fala, ele diz estar, sim, do lado das pessoas “que lutam tanto pra conquistar um pedaço na sociedade”.

“Muitas delas querem se candidatar e não têm como, porque sofrem preconceito, sofrem bulliyng. Eu nunca fui a favor de ideologia de gênero, nunca fui e nem nunca vou ser. Isso é identidade de gênero”, grita o parlamentar.

“Eu Diego Espino tô aqui pelo certo e certo é o certo pelo certo, Racionais Mcs! Essa lacração de esquerda, de direita, isso tem que acabar! Na época de Jesus Cristo já existia o ‘homossexualismo’, ninguém tá inventando nada aqui não. Não tem outro o caminho e já existe a solução: o respeito!”, acrescentou. Veja o discurso de Diego na íntegra:

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!