TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Momento fofura: vídeo mostra família de corujas saindo de toca no Sul de Minas

23/10/2026 às 12h26 - Atualizado em 23/10/2026 às 12h33
Vídeo mostra família de corujas no Sul de Minas
(Foto: @photo.pousoalegre)

Uma família de corujas tem chamado a atenção nas redes sociais depois que um vídeo dos animais saindo de uma toca, no Sul de Minas, viralizou. As imagens foram gravadas na última quarta-feira (21), no bairro Jardim Califórnia, em Pouso Alegre.

O registro foi feito pelo fotógrafo Adilson Soares, que contou ao BHAZ que costuma passar perto do terreno onde as aves estão. Ao perceber a presença das corujas no local, ele decidiu registrar a cena.

Veja também


No vídeo, a coruja adulta demonstra cautela com a presença da câmera e parece encarar a lente enquanto os filhotes começam a sair da toca. Aos poucos, os pequenos deixam o abrigo, observam o equipamento e ficam atentos ao que acontece ao redor.

Curiosidades sobre as corujas

As corujas são aves de rapina, assim como as águias. Elas têm garras afiadas e bicos curvos, características que ajudam na captura e na alimentação de suas presas.

Segundo informações da National Geographic, canal especializado em vida animal, e da Encyclopaedia Britannica, essas aves podem ser encontradas em praticamente todos os continentes, além de algumas ilhas oceânicas. A única exceção é a Antártida.

Outra característica marcante é o hábito de muitas espécies serem mais ativas durante a noite. Os sons emitidos na escuridão também estão entre as particularidades que tornam as corujas facilmente reconhecíveis.

Existem cerca de 250 espécies de corujas no mundo, entre elas, a chamada “coruja-buraqueira” que aparece no vídeo gravado em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Elas pertencem à ordem Strigiformes, dividida em duas famílias: Tytonidae, que reúne espécies com o rosto em formato de coração, e Strigidae, que inclui a maioria das outras corujas.

A alimentação desses animais é variada. Pequenos mamíferos, especialmente roedores, estão entre as presas mais comuns, mas o cardápio também pode incluir sapos, lagartos, cobras, peixes, coelhos, pássaros, esquilos e insetos.

Fábio Galdino

Fábio Galdino é jornalista, apresentador de TV e, agora, repórter do Portal BHAZ. Natural de Santa Luzia, na Grande BH, é formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e, nos últimos anos, dedicou à cobertura jornalística em diferentes emissoras de televisão, com passagens por afiliadas à Rede Globo, SBT e Band. Em 10 anos, participei de grandes coberturas, como eleições municipais e estaduais, a tragédia do rompimento de uma barragem, em Mariana, e a pandemia de Covid-19.

Fábio Galdino

Email: fabio.galdino@bhaz.com.br

Jornalista

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ