A Polícia Civil de Minas Gerais identificou a dupla responsável por abandonar um cachorro em Bom Despacho, região Centro-Oeste de Minas Gerais. A ação, que ocorreu nessa quinta-feira (11), foi flagrada por moradores da região e gerou comoção nas redes sociais.
Em vídeo que circula na web, os dois homens são vistos retirando o cachorro da carroceria de uma caminhonete. O cão até chora em determinado momento. Em seguida, os dois entraram no veículo novamente e deixaram o local. De acordo com a PM, um segundo cachorro também foi abandonado. No entanto, o momento não foi registrado em imagens.
Segundo a polícia, um dos homens no vídeo é o proprietário do veículo e o segundo é o sogro dele. Os suspeitos foram intimados a comparecer na delegacia para prestar depoimento. Um inquérito foi instaurado na Delegacia de Polícia Civil em Bom Despacho para investigar o crime de maus-tratos a animais.
Ainda na quinta-feira (11), os policiais realizaram buscas para encontrar o cachorro, mas não localizaram o animal. As buscas continuam em andamento.
A Polícia Militar de Meio Ambiente informou que foram tomadas todas as medidas administrativas necessárias, incluindo a aplicação de multas no valor de R$ 3.167,82.
Abandono de animais
O abandono de animais é caracterizado como crime desde 1998. Em 2020, na Lei Federal 14.064/20, a ação passou a ser entendida como maus-tratos. Com isso, quem abandonar um animal pode ficar preso de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.