VÍDEOS: Temporal atinge Governador Valadares e deixa estragos

árvore cai em cima de carro
“Foram derrubadas muitas árvores, lajes, paineis de lojas por toda a cidade”, detalhou o prefeito (Reprodução/Redes sociais)

O município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, foi atingido por um temporal na noite desse sábado (20). Vídeos registrados por moradores mostram a intensidade dos ventos, que chegaram a atingir uma velocidade de 80 km/h. Em outras imagens, uma pessoa mostra que a casa dela ficou completamente inundada.

Nas redes sociais, o prefeito do município, André Merlo (União Brasil) disse que equipes da prefeitura e da Defesa Civil passarão o domingo (21) para contabilizar os estragos e reparar os danos provocados pela chuva.

“Acabei de rodar a cidade agora e nem foi tanta água, subiu uns 30 a 40 milímetros [o nível do Rio Doce], mas um vento muito forte, acima de uns 80 km/h”, explica ele.

“Foram derrubadas muitas árvores, lajes, paineis de lojas por toda a cidade, coberturas. Passo aqui para pedir paciência à população e dizer que toda equipe da prefeitura já está mobilizada para a gente voltar à normalidade”, declarou o prefeito.

Para evitar acidentes durante o temporal, é recomendado uma série de cuidados. Veja abaixo:

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Vídeo mostra temporal em Valadares

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!