Zema anuncia que 13° dos servidores será pago antes do Natal

cidade-administrativa
Minas Gerais tem prorrogado o prazo de carência para dar início aos pagamentos à União (Amanda Dias/BHAZ)

O Governo de Minas informou, nesta sexta-feira (27), que será paga uma parcela do 13° salário a todos os servidores públicos. A data para o pagamento do benefício está marcada para antes do Natal. O depósito será no valor de R$ 2 mil, e será feito na conta dos funcionários da ativa, aposentados e pensionistas.

O governador Romeu Zema se pronunciou sobre o pagamento por meio das redes sociais. “Eu gostaria muito de estar pagando tudo, mas já é um avanço em relação aos anos anteriores”, disse Zema na postagem a respeito do 13°.

A data do depósito está marcada para dia 23 de dezembro, estando previsto 252 mil pagamentos. Desse total de beneficiados, 147 mil serão os servidores ativos e 105 mil serão os servidores inativos e os pensionistas.

“Estou me empenhando pessoalmente para que o restante seja pago o quanto antes”, garantiu Zema. Com isso, espera-se que 39% da folha de pagamentos seja feita antes do Natal. O custo total dos pagamentos aos servidores será de R$ 1,1 bilhão. Em relação ao salário dos funcionários públicos, o governador afirmou que a primeira parcela será paga no dia 10 de dezembro e, a segunda, no dia 18.

13° antes do Natal

Essa é a primeira vez, em três anos, que o Governo de Minas irá fazer parte do pagamento do 13° salário a todos os servidores públicos igualmente antes do Natal. “Quero concluir deixando claro que tenho me empenhado pessoalmente para que o funcionamento público de Minas volte a receber em dia aquilo que é direito dele”, concluiu Zema.

O critério adotado pelo governo de Minas para fazer o pagamento dos funcionários da ativa, dos aposentados e dos pensionistas ao mesmo tempo foi o de isonomia. “Eu continuo aqui fazendo tudo o que está ao meu alcance para que o funcionário público volte a receber em dia aquilo que é de direito dele, o seu salário” reiterou Romeu Zema. 

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!