O governador Romeu Zema irá nomear o promotor Paulo de Tarso Morais Filho para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (20), pelas redes sociais, por Jarbas Soares Júnior, atual ocupante do cargo de chefe do Ministério Público de Minas Gerais. Na mensagem, Jarbas deseja sucesso ao sucessor e diz esperar que a escolha seja a mais “acertada para Minas Gerais e para a independência do órgão”.
O Governador do Estado acaba de me comunicar a nomeação do Promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Desejo ao Paulinho todo o sucesso. Espero que a escolha seja a mais acertada para MG e para a independência do MPMG.
— Jarbas Soares Junior (@jarbassoaresjr) November 20, 2024
Disputavam a escolha do governador, pela lista tríplice enviada a Romeu Zema, além do promotor Paulo de Tarso, os procuradores Carlos André Mariani Bittencour e Marcos Tofani Baer Bahia. A eleição que escolheu os três nomes para serem indicados ocorreu na segunda-feira (18).
Com a decisão de Zema, Jarbas Soares Júnior sai derrotado. O candidato dele era Bittencourt, atual procurador-geral adjunto institucional, que encabeçava a lista.
Paulo de Tarso, o escolhido do governador, atua há mais de 30 anos no Ministério Público e chegou a chefiar o gabinete de Jarbas. Mesmo sem o apoio do colega, manteve a candidatura, apoiado pela Família Aro – Marcelo Aro (PP) é secretário da Casa Civil de Romeu Zema e Professora Marli, mãe de Marcelo, foi reeleita para a Câmara de Vereadores de BH.
O novo procurador-geral de Justiça, responsável por chefiar o MP, será empossado pelo governador no prazo de cinco dias úteis, contado da nomeação, e entrará em exercício em sessão solene do Colégio de Procuradores até o primeiro dia útil seguinte.