Pesquisar
Close this search box.

BH e Contagem recebem novas tecnologias para combate à dengue, chikungunya e zika

10/01/2025 às 19h35 - Atualizado em 10/01/2025 às 19h36
mosquito da dengue ataca à noite
Arboviroses, como dengue e zika, são transmitidas pelo Aedes.(Reprodução/Pixabay)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, nesta sexta-feira (10), um pacote de novidades que será empregado no combate à dengue e outras arboviroses em Minas Gerais. Os detalhes foram repassados durante sua visita a unidades hospitalares de Belo Horizonte e Contagem, na Região Metropolitana da capital mineira (RMBH), nesta tarde.

Entre os destaques, estão a implementação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDL), equipamentos que atraem e matam larvas de mosquitos, principalmente do Aedes aegypti; a expansão do Método Wolbachia, estratégia para controlar doenças transmitidas por mosquitos através de reprodução infectada; e da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), técnica de aplicação de inseticidas em superfícies internas de imóveis.

Segundo Nísia Trindade, os resultados das tecnologias anunciadas pela pasta são potencializados, também, com a adesão popular. “Há um aspecto muito importante nesse enfrentamento que é a mobilização dos gestores, da população. Lembrando que são tecnologias simples, mas que reduzem muito o número de casos”, pontuou.

Outra iniciativa é a implantação dos programas Mais Acesso a Especialistas, que pretende desburocratizar o acesso de pacientes a consultas e exames especializados, e Rede Alyne, que visa reduzir os índices de mortalidade materna e de bebês através da garantia de cuidado integral a gestantes no Brasil. Os detalhes dos programas estão disponíveis no site oficial do Ministério da Saúde, neste link.

Agenda

A visita da ministra à RMBH é parte da série de viagens que Nísia fará pelo Brasil, conforme anunciado pelo Governo Federal nesta semana. A implementação das novidades para o controle vetorial da dengue em Minas integra o Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses 2024/2025, divulgado em 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O tour pela Grande BH não serviu apenas para o anúncio de tecnologias ligadas ao combate à dengue e ao repasse de informações sobre o processo de implementação, em Minas Gerais, dos programas de acesso a especialidades médicas. Em Contagem, a ministra conversou com a prefeita Marília Campos (PT) sobre o credenciamento de hospitais da cidade para a realização de procedimentos de alta e média complexidade.

“A prefeita Marília falou muito de como as regiões metropolitanas, muitas vezes, não são vistas na sua especificidade, e nosso olhar é de entender essas especificidades”, apontou Nísia. Sobre o contexto geral da visita, a ministra complementou: “São frentes de ação muito estratégicas, muito importantes, pra levar qualidade de saúde para a população, e que só podem ser bem conduzidas com o engajamento de prefeitos e prefeitas, como é o caso da prefeita Marília”.

O roteiro de Nísia começou no início da tarde em BH, com visitas ao Instituto de Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas, no Santo Agostinho, e à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, na Área Hospitalar. Ela esteve acompanhada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde da capital. Em Contagem, a ministra foi ao Complexo Hospitalar, no Eldorado.

Alerta em Minas

Em 2024, Minas Gerais contabilizou quase 1,7 milhão de casos prováveis de dengue, além de 1.121 mortes confirmadas pela doença. O coeficiente de incidência da dengue em território mineiro fechou o ano passado como o segundo maior, 7.948 casos para cada 100 mil habitantes, atrás apenas do Distrito Federal. Nas primeiras quatro semanas de 2025, Minas já figura entre cinco estados que concentram 76,3% dos casos de chikungunya.

Thiago Cândido

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Vencedor do Prêmio CDL/BH de Jornalismo de 2024.
[author_socials_links]

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Vencedor do Prêmio CDL/BH de Jornalismo de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ