Morre aos 65 anos Shane MacGowan, vocalista do The Pogues

Cantor sofria de encefalite viral, mas causa da morte ainda não foi confirmada (Andrew Catlin/Divulgação)

Shane MacGowan, vocalista e compositor da banda de rock irlandesa The Pogues, morreu aos 65 anos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (30) pela esposa do artista, Victoria Mary Clarke, através de uma publicação no Instagram.

“Não consigo descrever a perda que estou sentindo e a saudade de apenas mais um de seus sorrisos que iluminaram meu mundo”, lamenta Victoria no post. “Shane sempre será a luz que mantenho diante de mim, e a medida dos meus sonhos, e o amor da minha vida”, completa.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, MacGowan havia sido hospitalizado em dezembro de 2022 com encefalite viral e, por conta disso, passou um longo período de 2023 na terapia intensiva. No entanto, a causa da morte do roqueiro ainda não foi confirmada.

“Você vai viver para sempre no meu coração. Você foi meu mundo”, concluiu a esposa de Shane na publicação.

Quem foi Shane MacGowan

Nascido em 25 de dezembro de 1957, no Condado de Kent, Inglaterra, Shane MacGowan foi um cantor, compositor e poeta irlandês, amplamente reconhecido por ser o líder e vocalista da banda de punk celta The Pogues. A banda se tornou emblemática pela fusão única de rock, folk irlandês e elementos tradicionais.

MacGowan era conhecido não apenas por sua voz distintiva, mas também por suas habilidades como letrista, criando canções liricamente ricas fundadas em temas regionais, sociais e religiosos. Entre seus sucessos mais notáveis estão “Fairytale of New York”, uma colaboração icônica com a cantora Kirsty MacColl.

Ao longo dos anos, Shane MacGowan também enfrentou desafios relacionados ao abuso de substâncias, fato que impactou sua saúde e participação ativa na cena musical. Após se despir e se pintar de azul durante uma turnê dos Pogues pelo Japão, em 1991, MacGowan foi demitido do grupo.

Seu legado, no entanto, permanece forte, influenciando gerações de músicos e deixando uma marca duradoura na música mundial.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!