Mostra de Cinema de Tiradentes anuncia programação gratuita com mais de 140 produções

27ª edição tem como tema “as formas do tempo” (DIvulgação/MCT)

Em janeiro, os amantes da sétima arte têm compromisso marcado em Minas Gerais. Entre os dias 19 e 27, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes tomará a cidade histórica com programação totalmente gratuita. Nessa segunda-feira (9), a organização anunciou as 145 produções a serem exibidas pelo festival, que terá sessões presenciais e online.

Ao todo, filmes de 20 estados brasileiros estarão em cartaz. Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro lideram em números de produções, com 45, 32 e 22 trabalhos, respectivamente. No total, a Mostra exibirá 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens, em 61 sessões de cinema.

Neste ano, o festival de Cinema tem como tema “as formas do tempo” e se debruça sobre o cinema contemporâneo.

“Quando falamos de ‘cinema contemporâneo brasileiro’, falamos do quê? Dos filmes realizados no presente histórico?”, questiona a produção do evento, que em seguida responde: “Em um momento em que voltamos a fazer projeções de qual futuro é possível construirmos e de nos perguntar como lidaremos com os despojos que o processo anterior do país nos legou, precisamos escolher para onde vamos olhar. Defendemos aqui que é preciso, sobretudo, olhar para os filmes, para o tempo dos filmes, seja a modulação do tempo construída pelos filmes como objeto, seja o tempo no qual o filme existe”, registra a página oficial do evento.

Mostra Aurora

O evento já divulgou os sete filmes selecionados para a Mostra Aurora – parte do evento dedicada a filmes feitos por realizadores com até três longas-metragens na carreira. São títulos inéditos, em pré-estreia mundial, escolhidos pela curadoria.

São eles:

  • “Eros”, de Rachel Daisy Ellis
  • “Eu Também Não Gozei”, de Ana Carolina Marinho
  • “Not Dead”, Isaac Donato
  • “Foram os Sussurros que me Mataram”, de Arthur Tuoto
  • “Lista de Desejos para Superagüi”, de Pedro Giongo
  • “Sofia Foi”, de Pedro Geraldo
  • “O Tubérculo”, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thome Zetune

O júri que avalia a Mostra Aurora na edição é formado pelo diretor Affonso Uchôa, a escritora Aline Motta, a crítica Juliana Costa, a pesquisadora Lia Bahia e o poeta Uirá dos Reis. Os filmes concorrerão ao Troféu Barroco, principal do evento.

Mostra Homenagem

Em 2024, o evento celebrará as trajetórias de dois mineiros: o cineasta André Novais Oliveira e a atriz Barbara Colen. Além de debates sobre seus trabalhos e a presença de ambos ao longo da Mostra de Cinema de Tiradentes, serão exibidos quase 20 filmes, entre curtas e longas, com envolvimentos dos dois.

Entre eles, os começos de ambos: os curtas-metragens “Fantasmas”, que revelou André como uma das vozes mais originais da produção brasileira na atualidade, e “Contagem”, de Maurílio Martins e Gabriel Martins, que mostrou o talento de Barbara em 2010.

Mostra Olhos Livres

A Olhos Livres é um recorte de longas-metragens que se caracteriza pela diversidade de formas e conceitos, sem regulamento prévio e muitas vezes alternando entre cineastas de carreiras consolidadas e em começo de trajetória. Em 2024, uma situação inédita se impôs, por força da safra: todos os seis títulos da seção são inéditos e vão ter pré-estreias durante a Mostra de Tiradentes.

A curadoria é assinada por Francis Vogner dos Reis, Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes. e inclui:

  • “Terror Mandelão”, de Felipe Larozza e GG Albuquerque
  • “A Câmara”, de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão
  • “Foram os Sussurros que me Mataram”, de Arhur Tuoto
  • “SOAP”, de Tamar Guimarães
  • “Aquele que Viu o Abismo”, de Gregorio Gananian e Negro Léo
  • “Seu Cavalcanti”, de Leonardo Lacca

Todos serão avaliados pelo Júri Jovem e concorrem ao Troféu Carlos Reichenbach.

Mostra Clássicos de Tiradentes

Novidade em 2024, o recorte pretende revelar um universo de filmes que atentam contra duas noções vulgares mais convencionais sobre a ideia “clássico”: a de filmes amplamente conhecidos e que fazem parte de uma memória em comum do público e a que parasita a ideia de obras de arte que primam pelo equilíbrio e por uma forma de expressão ideal.

Os filmes selecionados daqui adiante construíram um lastro que entende a independência como aliada da imaginação e da surpresa. Nesta primeira vez da Mostra Clássicos, serão apresentados o curta-metragem “Meu Amigo Mineiro”, de Gabriel Martins e Victor Furtado, ganhador do prêmio do Júri da Crítica da Mostra Foco; e o longa “Estrada para Ythaca”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, filme que redefiniu a década seguinte como um exemplo de novas práticas de audiovisual tanto em termos de produção quanto de estética.

Mostra Deslumbramento

Dois longas-metragens compõem o recorte, realizados por cineastas de prestígio e reconhecimento. “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” é uma animação dirigida por Marão sobre uma mulher com poderes estranhos, uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica.

Por sua vez, “Leme do Destino” traz de volta Julio Bressane, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, desta vez dirigindo Simone Spoladore e Josie Antello como duas amigas escritoras lidando com seus desejos, amores e fantasmas.

Mostra Praça

Os títulos da Mostra Praça em 2024, entre longas e curtas-metragens, seguem com a proposta de obras de diálogo imediato com o público e classificação livre. Entre os longas, há predominância de ficções, com presença forte de elementos da história do país.

O grande sucesso “Mussum – O Filmis”, de Silvio Guindane, trata da trajetória do músico e comediante essencial no imaginário brasileiro, enquanto o drama familiar “A Festa de Leo”, de Gustavo Melo e Luciana Bezerra e produzido pelo coletivo popular Nós do Morro, mostra a luta de uma mãe na tentativa de salvar a vida do pai de seu filho, dependente químico.

“As Primeiras”, de Adriana Yañez, é um documentário sobre grupo de mulheres cariocas de 60 anos que formaram a primeira seleção feminina de futebol do Brasil, numa época em que o esporte era proibido de ser praticado por elas.

Entre os longas da Praça, há ainda as ficções “Mais um dia Zona Norte”, de Allan Ribeiro, vencedor de sete candangos no último festival de Brasília, incluindo o de melhor filme, que é uma crônica suburbana carioca e “Saideira”, de Júlio Taubkin e Pedro Arantes, que mostra duas irmãs a se reencontrar depois de uma década indo em busca da herança de um avô no interior de Minas.

Mostra Olhares

A Mostra Olhares é a representação de uma diversidade estilística e a singularidade de olhares nos filmes do cinema brasileiro. Descrito como “introspectivo, vagaroso e contemplativo”, pelo curador Francis Vogner dos Reis, o filme “Cartório das Almas”, de Leo Bello, integra a Mostra Olhares.

A ficção traz como protagonista Laura (Gabriela Correa), uma mulher de aparência jovem, que trabalha no Cartório das Almas. Com especulações filosóficas sobre o tema morte, o filme brasiliense foi o vencedor do Prêmio do Júri Popular no Festival de Brasília, e levou os prêmios de Melhor Edição de Som (Olivia Hernandez) e de Melhor Direção de Arte (Maíra Carvalho).

Mostra Foco Minas

A Foco Minas é a mostra onde em toda edição é programada a estreia de um filme de longa-metragem mineiro e que na maior parte dos casos desafia qualquer identidade do que venha a ser considerado produção contemporânea de Minas Gerais. Em 2024, o recorte é composto pelo filme “A Estação”, de Maria Cristina Maure, uma ficção que se destaca pelo trabalho potente de diretora e elenco.

Seleção de Curtas

Serão exibidos 99 curtas-metragens de 20 estados brasileiros. A curadoria de curta-metragem é assinada por Camila Vieira, Mariana Queen Nwabasili, Leonardo Amaral. Lorenna Rocha e Pedro Maciel Guimarães.

Determinadas temáticas, como a precarização do trabalho, a violência contra LGBTQIA+, a relação com a terra e questionamentos sobre a masculinidade apareceram mais fortemente para a edição de 2024 e representam um misto de retomada da vida pós-pandemia com possibilidades de novos futuros depois dos tumultuados últimos anos no cenário político e social brasileiro.

Mostrinha

Serão sete curtas e dois longas-metragens na programação especial dedicada às crianças na Mostra de Tiradentes. Os dois longas são “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, animação de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo sobre uma traça em crise porque não quer comer livros; e “Placa Mãe”, de Igor Bastos, na primeira animação de longa duração realizada no interior de Minas Gerais e que acompanha, pela ficção científica, uma história de aventura e família.

Encerramento

O fim da Mostra, na noite de 27 de janeiro, será com a exibição do longa-metragem pernambucano “A Transformação de Canuto”, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho. O documentário se ambienta numa pequena comunidade Mbyá-Guarani, entre o Brasil e a Argentina, e trata da lenda de Canuto, homem que se transformou em onça e morreu tragicamente. O filme acompanha a tentativa de se registrar a lenda por meios audiovisuais.

Programação online

Diversos títulos que integram a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes integrarão a programação online do evento, que vai reunir títulos, alguns exibidos apenas neste formato, na plataforma do evento disponível neste link.

A seleção inclui títulos da Mostra Panorama e da Mostra Homenagem e serão disponibilizados para visualização entre 20 e 27 de janeiro, simultaneamente à realização da programação presencial da Mostra na cidade mineira.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!