TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

‘Há alternativas no estado’: Pacheco abre o jogo sobre disputar o governo de Minas

20/03/2026 às 15h33 - Atualizado em 20/03/2026 às 17h10
'Há alternativas no estado': Pacheco abre o jogo sobre disputar o governo de Minas
(Vinicius Sampaio / BHAZ)

O senador Rodrigo Pacheco confirmou que avalia disputar o governo de Minas Gerais nas eleições de 2026, mas ponderou que não é o único nome possível dentro do grupo político. A declaração aconteceu durante a visita do presidente Lula a Refinaria Gabriel Passos (Regap), nesta sexta-feira (20), em Betim.

Segundo ele, a construção de uma candidatura deve ser coletiva, e outras lideranças também são consideradas, como a prefeita de Contagem, Marília Campos, o ex-prefeito Alexandre Kalil, o ex-vereador Gabriel Azevedo e o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite.

A declaração foi feita durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde Pacheco participou de compromissos ao lado de outras autoridades. O senador disse que vive um momento de reflexão sobre o futuro político, mesmo após ter cogitado deixar a vida pública ao fim de sua passagem pela presidência do Senado. “Eu vivi momentos muito tormentosos na presidência do Senado”, afirmou, ao justificar o dilema sobre continuar na carreira política.

Além da possível candidatura, Pacheco também indicou que pode deixar o Partido Social Democrático (PSD), por divergências em relação aos rumos da legenda em Minas. “Há uma tendência forte de eu não permanecer no PSD em razão da posição tomada pelo partido em Minas”, disse.

Ao comentar o cenário estadual, ele demonstrou preocupação com a dívida de cerca de R$ 160 bilhões e defendeu mais foco em gestão: “Nós precisamos falar menos e nós precisamos trabalhar mais pelo estado, menos demagogia, menos populismo e mais trabalho efetivo”.

Em paralelo, o governador Romeu Zema oficializou, na última quinta-feira (19), a renúncia ao comando de Minas Gerais a partir de 22 de março de 2026, em movimento ligado à sua pré-candidatura à Presidência da República. Com a saída, o vice-governador Mateus Simões assume o cargo em caráter de mandato-tampão, em cerimônia na Assembleia Legislativa.

Simões, que já vinha se articulando politicamente nos bastidores, passa a comandar o estado em um momento estratégico e deve disputar a reeleição ao governo nas eleições de 2026. A troca no comando ocorre em meio à reorganização do cenário político mineiro, com a saída de Zema abrindo espaço para a consolidação do nome do atual vice como candidato natural à sucessão no Palácio Tiradentes.

Lula em Betim

O presidente Lula (PT) visita, na manhã desta sexta-feira (20), a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocasião, o chefe do Executivo, juntamente com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, vão anunciar investimentos de R$ 3,8 bi em Minas Gerais até 2030, que podem chegar R$ 9 bi em uma década.

De acordo com o Plano de Negócios da Petrobras (2026-30), serão gerados cerca de 8 mil postos de trabalho em ações da Regap. Até 2036, o número de novos empregos pode chegar a 36 mil. Os investimentos são voltados, principalmente, para a modernização da refinaria, além da “capacidade de entregar combustíveis em maior volume e mais sustentáveis”, afirma a presidente da Petrobras.

Nesse sentido, a Regap está implementando a produção do combustível sustentável de aviação (SAF). Além disso, a refinaria fez as adequações necessárias para a produção de Diesel R, com conteúdo renovável.

Raul Costa

Graduando em Jornalismo pela UFMG e estagiário no BHAZ. Gosto jornalismo cultural, cultura pop e tudo que envolve contar boas histórias.

Raul Costa

Email: [email protected]

Estagiário do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ