Os testes operacionais para a inauguração da nova estação do metrô em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começaram nesta terça-feira (13). A equipe do BHAZ participou da viagem inaugural e mostra os detalhes da estação Novo Eldorado.
“Hoje é um dia histórico. Fizemos a primeira viagem que marca o início dos testes finais com os trens e os sistemas”, afirmou Cláudio Andrade, presidente do Metrô BH, empresa responsável pela operação do transporte. Segundo ele, a previsão é que a estação seja concluída até o fim de janeiro e comece a funcionar na primeira quinzena de fevereiro.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, informou que a nova estação deve ser entregue antes do Carnaval de BH 2026. A expectativa é que a ampliação do sistema beneficie cerca de sete mil passageiros por dia. Ela será a 20ª estação da Linha 1 e vai acrescentar 1,7 quilômetro à malha metroviária.
O início dos testes também contou com a presença do governador Romeu Zema, que destacou que outras duas estações da Linha 2 do metrô devem ser entregues ainda neste ano.
Além da nova estação, a previsão é de que quatro novos trens entrem em operação até o meio do ano e outros seis até o fim de 2026.










